segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Solstício de Inverno


A 21 de dezembro ocorre o solstício de Inverno. Este é um fenómeno astronómico que marca o início do Inverno. O solstício de Inverno costuma ocorrer a 21 de junho no hemisfério sul e a 21 de dezembro no hemisfério norte. A palavra solstício significa, a partir da sua origem em latim, o Sol que não se move. 

O solstício de inverno dá-se quando o Sol atinge a a maior distância angular em relação oa plano do  equador. A sua data pode variar, mas é comemorado entre 21 e 22 de junho ou de dezembro, conforme falamos do hemisfério sul, ou do norte. 

O solstício de Inverno significa que este é o dia mais curto do ano e a partir dele, os dias começam a crescer. Metaforicamente essa dimensão do dia foi construída por muitas culturas, como o momento em que a luz iria vencer a escuridão. A celebração do Sol foi reverenciada em muitas culturas.

Muitas civilizações deram especial importância à comemoração do solstício de  Inverno. Os romanos criaram um conjunto de manifestações, a que deram o nome de Saturnálias, em homenagem ao deus Saturno. O cristianismo integrou estas práticas nas suas práticas religiosas e a partir do século IV o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro passou a ser comemorado para integrar cultos pagãos na nova religião. 

Os países nórdicos celebram-no de um modo particular e as culturas pré-histórias erigiram monumentos em sua devoção. Stonehenge é um dos monumentos megalíticos mais conhecidos que tentaram construir essa relação do humano com um natural deslumbrante e edificadora da vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário