sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Biblio@rs - a civilização romana (VIII)

                                       A Civilização Romana - A construção do Império (V)

A organização política (III)


No Império Romano algumas figuras destacaram-se na organização política e nos poderes que conseguiram organizar. O Imperador é sem dúvida a figura maior da organização política romana. Era ele o comandante supremo do exército e era o chefe dos cônsules que tinham um imenso poder dentro do império. O imperador era ainda considerado o sacerdote mais importante da religião romana e recebia por isso um culto muito importante - o culto imperial. O imperador tinha ainda o poder de magistrado, pois podia anular as decisões do Senado.

Na organização política no tempo do Império, todos os órgãos estavam subordinados ao imperador. O senado era um órgão importante, pois era ele que administrava as províncias chamadas senatoriais, ou seja as que estavam conquistadas e pacificadas. 

Era ainda o senado que nomeava os governadores das diferentes províncias. Ao poder anular as decisões do senado, o imperador tinha um poder completo na organização política do império. O Império Romano organizava os espaços conquistados em províncias, e estas eram dirigidas pelos governadores. Só podia ser governador quem já tivesses desempenhado a função de magistrado da cidade de Roma e tinha ainda de ser oficial das legiões.

Os governadores tinham a seu cargo a manutenção da paz e eram eles quem aplicava a pax romana, essa ideia de um império e de uma cultura expandidos a três continentes. Tinham ainda outras funções muito relevantes, como cobrar impostos, manter a lei, o que significava que eram os administradores da própria justiça no espaço da sua província. Em cada uma delas os governadores eram a figura que representava o poder romano.

Imagem - Nero e Agripina, na coração daquele como imperador em 54

Sem comentários:

Enviar um comentário