quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Há milhões de anos

     

Pitecos é um homem primitivo, que vive da caça e da recoleção. Não usa telemóvel e vive bem com isso.
     - Pitecos, fale-nos um pouco de si e da sua família.
     - Eu sou um homem simples, tenho mulher e filhos. Gosto muito deles, mas não mostro muito, para eles não abusarem.
     - Qual a sua profissão? A que se dedica?
     - Ora bem, eu faço muitas coisas. Caço animais, pesco peixes e defendo a caverna do meu grupo. Sou um bocado possessivo... alguém tem de defender as minhas coisas, não é?
     - Sim, é verdade. E a sua mulher, o que faz?
     Ela cuida das crianças e faz a recoleção. Eu queria que ela fizesse o fogo para cozinhar a carne, mas ela diz que parte as unhas se bater uma pedra na outra. Espera sempre que eu chegue à gruta.
     - O jogo é importante para si?
     Não faz ideia! Não é só para cozinhar.... afasta os animais selvagens, aquece nas noites frias e ilumina a caverna para eu pintar.
     - O Pitecos também é artista?
     - Sim, nas paredes da caverna, faço pinturas de mamute, cavalos, bisontes... Vou contar-lhe um segredo: faço-os bem grandes, para os meus filhos pensarem que sou muito valente!
     - Como é que o Pitecos comunica? Vi que não usa telemóvel...
     - Telemóvel? O que é isso? Eu comunico... com sinais de fumo, soprando chifres ou tocando tambores.
     Pitecos, foi um gosto falar consigo e conhecer a vida dos homens primitivos. Espero vê-lo no próximo milénio.

Simão Pereira Silva, 5.º FA
Imagem: APH - O Paleolítico

Sem comentários:

Enviar um comentário