terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Dia mundial contra a Sida

                           


                                   Dia Mundial de Luta Contra a SIDA – 1 de dezembro

         A SIDA - Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - é um quadro clínico resultante da infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana  (VIH), do qual se conhecem dois tipos: o VIH 1 e o VIH 2, sendo o primeiro o mais frequente em todo o mundo. Estes atacam o sistema imunitário, que vai ficando com menos capacidade de resposta ao longo da evolução da doença, causando a morte. Há três vias de transmissão do vírus: sanguínea, sexual e perinatal.

Importa realçar que estar infetado com VIH não é o mesmo que ter SIDA. As pessoas que estão infetadas com VIH são seropositivas, e podem ou não desenvolver SIDA (doença com sintomas). A SIDA não tem cura.

Os primeiros casos de SIDA foram relatados na década de 80. Atualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que existam cerca de 36,9 milhões de pessoas infetadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH). Relativamente ao panorama Nacional, até final de 2018 foram diagnosticados 59.913 casos de infeção por VIH.

 O grupo PES, assinalou esta data na EBARS e na EBF, em articulação com os docentes das Ciências Naturais. O tema foi abordado com os alunos, que construíram frases chave sobre o assunto em questão, as quais foram compiladas num mural digital, que pode consultar aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário