1.º História - O Jardim curioso, de Peter Brown é a história verdadeira de um jardim recuperado em Manhattan. A visita a uma velha linha de caminho de ferro e a u conjunto de fábricas abandonadas permitiu ao Jorge ver o que o rodeava e talvez mudar alguma coisa. Flores ainda rebentavam entre o lixo industrial. Poderia ele mudar alguma coisa no local? Podemos nós no natural fazer algo e com isso aprender algo? E se sim, o que nos podem dar os jardins para o quotidiano de cada um?
2.ª História - O Jardim, de Anna Walker é uma história sobre a família da Ema, quando mudou de local de habitação. Ema perdeu o jardim que tinha. Nas grandes cidades eles rareiam. O que pode ela fazer? Desenhar borboletas e flores no jardim pode ser um jardim imaginário. Uma pequena planta destaca-se de um muro. É um pequeno jardim. Ema leva-a para casa e coloca-a num vaso. Ema já tem um jardim. Com o tempo nascem muitos pequenos jardins. Junto às praças nascem esses pequenos jardins. Olha à nossa volta e reconhecer o valor que os jardins podem ter e como protegê-los. Pode em cada um, em cada espaço ser um pequeno jardineiro?
Construir um jardim imaginário. Pensar nesse espaço como lugar de encontro, foi o que as crianças do 1.º ano fizeram. O que pode ter um jardim? Que cores elementos cada um vê nele? É um lugar importante? De que modo? Desenhar esses espaços e conversar sobre esses elementos que nos rodeiam.
Sem comentários:
Enviar um comentário