quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

A pintura gótica (II)


A pintura gótica é um dos marcos da cultura ocidental e teve entre os séculos XII a XV um papel muito importante como referência cultural e social na Europa, vista de um modo genérico. O desenvolvimento das cidades no século XII abriu novas possibilidades à criação artística e ao que foi a a arte gótica. Se Cimabue foi em Florença im importante artista a criar as primas linhas de demarcação da estética bizantina, Duccio teve em Siena um importante papel na evolução da arte gótica.

Ducio , de nome completo Ducio di Buoninsegna e que viveu entre o final do século XIII e os primeiros anos do século XIV faz evoluir o gótico, na pintura de uma forma muito importante. Siena e Florença foram nos séculos XIII e XIV cidades rivais na afirmação de uma arte cada vez mais sublime.  Giotto foi um marco decisivo na arte florentina e Ducio teve um papel semelhante nas cidade do sul de "Itália".

A principal obra de Ducio foi Maestà, que resultou de uma encomenda da catedral de Siena em 1308 e aí instalada três anos mais tarde.  A obra seria mais tarde (século XVIII)  retalhada e espalhada  em painéis isolados pelo mundo, pois deixou de ser considerada relevante, ou apreciada no espaço da catedral de Siena. a obra foi pintada dos dois lados, tendo o painel frontal três partes. O principal mostrava a Mãe e o filho sentados num trono, estando rodeados por anjos. A parte inferior do painel descrevia cenas da infância de Jesus e uma parte superior apresentava cenas dos últimos anos da vida da Virgem. Estes espaços superior e inferior perderam-se com o tempo.

Esses espaços superior e inferior do quadro (o reverso) continham ainda a representação de As santas Mulheres no Sepulcro, que a ligava à Paixão de Cristo e ao encontro com o anjo Gabriel. IO quadro tem uma mensagem muito forte sobre as ideias básicas transmitidas por esta figura. Mensagem de grande valor artístico e representada de forma graciosa. O quadro devolve-nos um ambiente de relação entre um conjunto de figuras, onde se sentem elementos de interioridade que são eles próprios um mistério. Existe uma mensagem numa atmosfera de despojamento e de algo a entender.

A pintura de Ducio em Maestà revela influências de artistas que o influenciaram, como Nicola e Giovanni Pisano, onde as figuras assumem posturas graciosas revelando uma graciosidade que marcará a arte gótica. A fluidez das formas concede uma dimensão de volume que influenciará a arte gótica e a demarcam do tempo e das formas da arte bizantina.

Imagem: Ducio, Maestà, Catedral de Siena, 1308-11

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