segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

A pintura gótica (I)

A pintura gótica é um dos marcos da cultura ocidental e teve entre os séculos XII a XV um papel muito importante como referência cultural e social na Europa, vista de um modo genérico. O século XIII e o seu crescimento económico fez surgir as condições para o desenvolvimento das cidades, de onde um grupo de comerciantes e e um cristianismo mais triunfante permitiram as condições para o desenvolvimento da arte gótica.

As catedrais góticas, com destaque para as Chartres, Reims e Amiens, naquilo que foi o gótico flamejante deu também à pintura possibilidades de se afirmar numa abordagem muito diferente do que tinha sido a pintura do românico ou da arte bizantina. O naturalismo e o seu crescimento ao longo do período em que se desenvolveu foi adquirindo um crescente naturalismo. Esta característica nascida no final do século XIII em alguns artistas italianos tornou-se o traço dominante até finais do século XV.

A pintura gótica iniciou-se em Itália no século XIII e foi determinada pela escola grega que dominava a arte bizantina. A arquitetura gótica emancipou-se mais cedo, tendo a pintura demorado mais tempo a  evoluir dos estilos anteriores, nomeadamente, o bizantino.  Em Florença e Siena nasceram os primeiros exemplos dessa pintura. Um maior realismo e uma alteração dos efeitos da perspetiva, de modo a criar uma ilusão de espaço real caracterizam esses primeiros exemplos da pintura gótica.

Há nessa original arte gótica na pintura a ideia de procurar uma delicadeza e a revelação de uma elegância no retratado, assumindo-se aquela como um ferramenta cultural e social para contar uma narrativa aos muitos que não sabiam ler. A expressividade dos rostos e a sua espiritualidade condizia a narrativa para uma atitude mais emotiva que a observada na pintura bizantina.

Cimabue é o principal nome dos primeiros tempos da pintura gótica.  Vivei entre o final do século XIII e os primeiros anos do século XIV e trabalhou sobretudo em Florença.  Influenciou muito um nomes mais marcantes do gótico, Giotto d a sua produção foi tão vasta que é considerada que muita da produção atribuída a Cimabue foi realizada por diferentes artistas.  Este pintor iniciou-se na arte bizantina, mas a sua pintura evoluiu dos seus traços tradicionais ligados à pintura dos ícones e passou a definir na sua pintura um realismo que vai ser determimante na pintura ocidental. 

 a sua principal obra é Maestà feita entre 1280-1285 e representa Maria e o menino sentados num trono e rodeados de anjos.  Há no quadro uma grande emotividade e expressividade, pois pressente-se uma doçura no olhar que já não se identifica com a pintura bizantina.  Essa alteração pode também ser vista na textura do vestuário, assim como o espaço representado que assume uma dimensão de abertura evocando uma dimensão tridimensional.

Cimabue, Maestà, 1280-85 - Igreja de Santa Trinità, Florença.

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