quarta-feira, 12 de maio de 2021

Webinar sobre António Rodrigues de Faria

 

Durante a manhã de hoje, o Dr.º Carlos Brochado de Almeida veio falar aos alunos da EBI de Forjães sobre a figura de António Rodrigues de Faria. O nosso convidado fez uma apresentação que foi transmitida online para todos os alunos da Escola dos 2.º e 3.º ciclos e ainda os do 4.º ano. 

Foi uma sessão muito interessante, onde muitas informações foram fornecidas sobre uma importante figura de Forjães que desempenhou no início XX uma importante obra de promoção cultural e educativa. A escola por ele mandada edificar em Forjães e inaugurada em 1934 tinha uma construção de espaços de grande significado para esse tempo. Hoje é um centro cultural que tem o nome do seu criador.

A escola alberga um conjunto de painéis, da autoria de Jorge Colaço que fez intervenções importantes em grandes monumentos públicos, no século passado. Os alunos da EBF, de diferentes anos de escolaridade irão visitar na próxima semana esta escola, hoje centro cultural. Ela foi um dos exemplos de mecenato realizados por Rodrigues de Faria, tendo-se constituído uma referência para o País num período em que a alfabetização e escolarização dos alunos tinha taxas muito baixas.  

A partir da visita de estudo serão apresentados alguns trabalhos realizados pelos alunos, no sentido de valorizar o património local e de avivar o papel da memória na construção das sociedades. Voltaremos a esta figura no sentido de destacar uma obra que se mistura muito com a sociedade de fins de oitocentos e primeiros anos do século XX naquilo que compõe a abordagem a uma História social e cultural do País. Este é  um dos felizes casos em que a História local ilustra bem a evolução social e cultural de períodos históricos anteriores ao nosso. 

Imagem: um dos painéis de Jorge Colaço , justamente a construção do império português do oriente no século XVI.

Sem comentários:

Enviar um comentário