Ao longo do dia, na EB de Forjães e na EBARS algumas turmas tomaram contacto com o projeto Greenlight. O Projeto Greenlight procura dinamizar algumas das ideias que estão na PAC (Política Agrícola Comum), no sentido de promoção e esclarecimento do que pode ser o desenvolvimento agrícola sustentável. Este Projeto foi apresentado em três grandes temáticas exploradas em três bancadas, onde se realizaram algumas experiências ligadas à biodiversidade e à alimentação de alguns produtos alimentares.
A atividade foi executada pelo Mundo Científico e promovida pela Associação Rio Neiva. A apresentação das atividades foi organizada de acordo com a disposição indicada abaixo:
Bancada 1 - Ciclo da matéria (tema relacionado: sustentabilidade alimentar/ economia circular/ desperdício alimentar e movimento zero/ bioresíduos).
Bancada 2 - Biodiversidade (tema relacionado: culturas autóctones/teias ecológicas/serviços dos ecossistemas).
Bancada 3 - Superalimentos - hands-on / produção de muffins de farinha de grilo ou gomas de spirulina.
A sessão com as diferentes atividades foi muito interessante, pois permitiu conhecer alternativas alimentares que cada vez se tornam mais essenciais, na substituição da carne. As leguminosas e os insetos (grilos e larvas) foram experimentados como formas alternativas a uma alimentação que nos próximos anos assumirá uma importância crescente.
Sem comentários:
Enviar um comentário