sexta-feira, 14 de maio de 2021

Biblio@rs - a civilização romana (XXII)


 A civilização romana - A arte - A arquitetura (II)

A arte romana e em particular a sua arquitetura guiou-se por critérios de funcionalidade. No entanto, o contacto com outras culturas permitiu que ela evoluísse e aceitasse a introdução de valores ligados ao belo. Com esta evolução o templo romano adapta-se e evolui.

 Assim o chamado pórtico feito de colunas que formam a sua fachada e a cella que era um espaço fechado são elementos essenciais do templo romano. Este na sua área exterior tinha sobretudo uma dimensão de frontalidade, no sentido de demarcar o exterior do interior. A ideia de frontalidade era ainda incentivada pela construção do edifício num espaço elevado, a que se acedia por degraus. O facto de ser a única forma de acesso e de saída dava um sentido à própria função do edifício.  No interior o edifício tinha uma planta em círculo e era sustentado por um conjunto de pilares. Verifica-se um grande valor dado ao espaço interior, onde as dimensões de proporções colossais são uma das suas marcas. 

Ao nível da arquitetura civil nota-se que a evolução dos conhecimentos permitiu aperfeiçoar formas de construção. O teatro e o anfiteatro são as formas de edifícios mais relevantes neste domínio. Na sua edificação o arco e as abóbadas em pedra e mais tarde de tijolos são os elementos essenciais da sua construção. O Coliseu é sem dúvida um dos marcos deste tipo de construção.  

O anfiteatro era construído numa sequência de espaços exteriores com diversos arcos sustentados por pilares, o que dava um sentimento de grandiosidade, produzido pela repetição dos arcos e pela altura das colunas. O interior dos anfiteatros era destinado aos que vinham assistir a alguma cerimónia ou espetáculo. Existiam diferentes espaços de socalcos que organizavam o anfiteatro. Sob eles um conjunto complexo de corredores em abóbada completavam as funções deste espaço público. A abóbada foi um dos elementos mais importantes na arquitetura romana e na sua arte, não só no seu tempo, como em séculos posteriores.

Imagem: Copyright -  Anfiteatro romano de Italica, Sevilha, século II

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