quarta-feira, 19 de maio de 2021

Biblio@rs - a civilização romana (XXIII)


 A civilização romana - A arte - A arquitetura (III)

A arquitetura foi uma das grandes áreas, onde a arte e a cultura romana se manifestaram. Na chamada arquitetura civil dois elementos dominaram as técnicas de construção, o arco e a abóbada.  Estes foram primeiro construídos com pedras e depois com tijolos, outra inovação desta civilização. Neste tipo de construção, um dos mais significativos foi o conhecido Coliseu de Roma, originalmente conhecido, como o anfiteatro de Flávio. A construção  do Coliseu assumiu uma dimensão de efeitos muito espectaculares, devido à existência de arcos no exterior e à repetição no espaço das arcadas sobrepostas em três andares.

O espaço atribuído aos espetadores (a cávea) estava dividido em socalcos de altura diferenciada que eram suportados por um sistema de corredores, onde as abóbadas de aresta davam um grande significado na utilização funcional do espaço. O arco e em particular o arco de triunfo era outro elemento da arquitetura civil romana e muito usado na celebração das vitórias militares das legiões. Os arcos tinham uma ornamentação de baixos-relevos, suportados em pilares. O arco foi muito importante nas construções de pontes e aquedutos. 

Justamente, os aquedutos é outra da inovação desta civilização. Tratou-se de algo de um grande valor civilizacional, pois não só abasteciam de água determinadas zonas das cidades, como na sua construção estavam inseridos os arcos de volta perfeita, com outros mais pequenos. as construções romanas mostraram-se sólidas, duráveis e com uma qualidade técnica muito significativa.  O tijolo e o cimento foram dois materiais que asseguraram uma durabilidade muito significativa às construções do Império Romano. 

Outro dos grandes edifícios desta civilização foi o Panteão, que tinha inicialmente uma forma retangular e depois de reconstruído assumiu uma forma circular.  A sua reconstrução foi realizada no século II por um dos imperadores mais importantes do Império, Adriano. O Panteão impressionava pelas suas dimensões e formas geométricas.

Imagem: Copyright - Coliseu de Roma, APH


Sem comentários:

Enviar um comentário