segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Leituras na Biblioteca

As temáticas ambientais são um dos pontos centrais dos diferentes discursos que se encontram em livros para os mais novos. Dois livros diferentes e que trazem essa temática de diferentes modos.

1. O jardim curioso / Peter Brown. Alfragide: Caminho, 2010.
O jardim curioso de Peter Brown é um livro sobre a recuperação ambiental de uma linha de comboio, a Huih Line, no centro de Nova Iorque. É um livro sobre a recuperação ambiental e a sua transformação na vida das pessoas. O Jardim Curioso é a história dessa velha ferrovia que se tornaria num belo jardim, no centro de uma grande cidade. O livro é no fundo a narração dos gestos e passos de um menino à procura por um mundo mais verde, um grande e imenso jardim. Este livro narra a busca de um menino por um mundo mais verde, um único e grande jardim. “O jornal The New York Times avaliou-o como “uma fábula ecológica, uma história fantástica que homenageia a perseverança e a criatividade”

2. Há um tigre no jardim / Lizzy Stewart. Fábula: Amadora, 2017.
Há um tigre no jardim é uma história que tenta trazer o valor da imaginação para reconstruir o real. Uma criança aborrecida no seu quotidiano é convidada pela avó a visitar o jardim e a tentar encontrar um tigre.
Desconfiada ela acaba por aceder e após explorar o jardim descobre um tigre que lhe confessa nessa expressão extraordinária, já vista também em Alice no País das maravilhas:
- Tenho uma ideia - diz o tigre. - se tu acreditares em mim, talvez, eu exista de verdade.
- E, se tu acreditares em mim - diz a Nora -, talvez eu exista de verdade também!"

Ponto de partida para verificar essa ideia da verdadeira dimensão do que significa existir e, de como a imaginação, é ela própria criadora de uma existência, na fantasia das coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário