quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

A casa das Marinhas


Os alunos do 9.º ano do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio visitaram um dos objetos arquitetónicos de maior alcance patrimonial do concelho, justamente a Casa da Marinhas, projetada por Viana de Lima, ele próprio um nome de grande vulto na área da arquitetura.

A Casa das Marinhas é um dos símbolos do Modernismo na arquitetura portuguesa e foi concebido como "o solar dos tempos modernos", estando nele expresso o equilíbrio das formas, onde se vislumbra os conceitos de modernidade. Projeto de Viana de Lima, onde nos apercebemos das influências de Le Courbousier, nas estruturas fundadoras do vetor modular, mas também de Oscar Niemeyer, nas linas curvas e onduladas.

A ideia de fluidez do espaço é muito notória, sobretudo no piso de entrada, onde as diferentes zonas são marcadas por elementos móveis que definem os espaços da cozinha e da sala de jantar. O aproveitamento do espaço na sala de estar e a sua abertura à luz exterior marca os sinais de uso do espaço. 

O piso superior aproveita o espaço mais reduzido com os quartos e uma zona de trabalho que se alonga por uma varanda. O jardim exterior confirma as ideias modernistas aplicadas por Viana de Lima, onde se nota o convite a um usufruto da paisagem.

A casa em relação estreita com a natureza, o interior e o exterior em diálogo permanente, a fluidez das linhas, o aproveitamento do espaço com uma clara ideia de usufruto funcional daquele confirma um projeto modernista que vale muito a pena visitar. A Casa das Marinhas é ainda um testemunho da memória histórica e da cultura do século XX por aquilo que significou em antítese às Ideias que o estado Novo proclamava. Os objetos decorativos são outros exemplos dessa memória e de um tempo que importa conhecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário