quarta-feira, 14 de junho de 2023

Projeto Mirim - saída de Campo

 

 

 
No dia 18 de maio, da parte da manhã, o 5MC foi à Praia de Gilheta. Aproveitamos esta saída de campo para realizar a segunda fase do projeto Mirim e fizemos uma visita às “Poças da Maré”. Nesta saída contamos com a presença da nossa diretora de turma, Bárbara Abreu, com a professora Augusta Almeida e com o biólogo Hugo, colaborador da Associação Rio Neiva. 
   Antes de iniciarmos as atividades previstas, a professora Augusta alertou-nos para algo que desconhecíamos, os hábitos do borrelho-de-coleira-interrompida.

   Na parte do projeto Mirim, monitorizamos a praia, dividindo o espaço em cinco quadrados iguais, um para cada grupo de trabalho. Cada grupo ficou encarregue de analisar o seu espaço, procurando sobretudo plásticos e microplásticos. Ficamos muito surpreendidos, pois ao contrário da primeira saída de campo, nesta praia não encontramos microplásticos. O que nos deixou bastante satisfeitos.

    Na atividade “Poças da Maré”, dinamizada pelo biólogo Hugo, pudemos observar crustáceos, pequenos peixes e conchas. O biólogo Hugo explicou um pouco da biodiversidade existente nesta praia. Agora já conseguimos distinguir o macho e a fêmea do caranguejo.

   Na parte final da manhã, a nossa turma dirigiu-se à Associação Rio Neiva, onde depois de devidamente equipados, fizemos canoagem. A turma adorou esta atividade.

   Depois de uma manhã bem passada e repleta de conhecimento regressamos à nossa escola.

 A turma 5MC



Sem comentários:

Enviar um comentário