quarta-feira, 31 de maio de 2023

Filosofia para crianças - escrita d´arte

 
As sessões de Filosofia para ou com crianças vive da possibilidade de pensar algumas questões que uma imagem, um conto, uma ideia fez suscitar. Às vezes pode ser complementada com a ilustração do que as ideias sugeriram em cada um, ou permitir a criação de um texto.

Pássaro azul é um dos quadros mais conhecidos de Marc Chagall. Após a sessão de filosofia para ou com crianças e no momento da avaliação da sessão informalmente, as crianças consideraram que o quadro mais interessante ou bonito era o Pássaro azulA partir da sua observação e com a professora titular da turma, a professora Júlia Claro, as crianças criaram em grupo vários textos. Apresentam-se dois deles.


O pássaro na lua

   Era uma vez um pássaro que vivia na lua.
   Havia uma senhora que já estava farta de guerra, então decidiu ir para a lua. Quando lá chegou encontrou o pássaro mais belo que já vira na sua vida. A mulher pediu-lhe ajuda, o pássaro deu-lhe um cravo. 
   A mulher não percebeu porque o pássaro lhe dera um cravo. 
  A senhora achou que era para dar ao comandante dos soldados. Assim, regressou à Terra e foi para a guerra, dando ao comandante o cravo, este agradeceu.
   O comandante, por sua vez, deu também um cravo ao capitão dos seus adversários. 
   A guerra acabou, pois tinham ficado todos amigos. Os capitães até fizeram uma lei para garantir que nunca mais haveria guerra. 
  A partir daí, o pássaro começou a ser chamado de Pássaro Azul da Paz e a sua cor passou a ser um símbolo de paz para todos os povos.

André, Anita, Gonçalo, Vitória, Antónia (3.º  FI)


As maçãs poderosas


   Era uma vez, na cidade do Guardião Azul…
   Numa bela noite de lua cheia, um pássaro azul, com uma anilha de ouro encontrou, no bosque místico da deusa Natureza, o arbusto das maçãs poderosas.
   Mas, havia um problema, o arbusto encerrava em si um campo de forças. O pássaro da anilha de ouro usou várias armas encantadas, mas nada conseguia quebrá-lo, porque esse poder tinha sido fortalecido com uma poção de resistência de dez milhões de forças.
   Quando o pássaro estava quase a desistir, apareceu a deusa da Natureza e disse-lhe:
   Para abrir esse portal, basta acertar na resposta deste enigma: “Quanto mais dás, mais deixas para trás.”
    – A resposta é passos?!?! – respondeu hesitante o pássaro.
    – Sim, acertaste. – tranquilizou-o a deusa. 
    Ouviu-se um ruído leve, e o campo de forças abriu-se. O pássaro apanhou as maçãs e levou-as para a sua cidade. 
    A partir daí a sua cidade tornou-se numa cidade encantada.

                                                    Rodrigo Júnior, Luna, Chloé, Salvador (3.º FI)

Sem comentários:

Enviar um comentário