terça-feira, 16 de maio de 2023

Filosofia para crianças - A arte

  
“Pois, o homem joga somente quando é homem no pleno sentido da palavra, e somente é homem pleno quando  joga. A beleza é, portanto, forma, pois que a contemplamos, mas é ao mesmo tempo, vida, pois que a sentimos. Numa  palavra: é, simultaneamente, nosso estado e nossa ação.” (1)

Pensar a partir de um ponto inicial, ouvir os elementos do grupo, estabelecer um diálogo e tentar concordar ou não usando a palavra mágica do porque é o centro daquilo que vai sendo uma nova área de estudo, a filosofia para ou com crianças.

Ao observarmos uma obra de arte o que pensamos ou sentimos? Que emoções nos surgem e o que conseguimos explicar usando as palavras? Existe arte ou artistas? O que um objeto de arte nos permite experimentar? O que identifica uma obra de arte? Que características tem? Uma pintura pode ser como uma história de um livro, a possibilidade para inventar um mundo, o nosso mundo?

Foi este o caminho para uma sessão sobre alguns quadros de Marc Chagall. Pensar o que pode ser a arte e que sentimentos permitem exprimir.  Foram feitas algumas perguntas que foram dialogadas entre todos como:

1. Porquê um pássaro na Lua?
2. Porquê um pássaro azul?
3. Qual o sentimento que a imagem nos dá?
4. O azul pode ser a cor da paz?
5. Podemos relacionar a arte dos quadros (Mar Chagall) com a paz?

Da sessão saiu a possibilidade de surgir um texto coletivo, a partir do quadro que as crianças mais gostaram, o pássaro azul. A seu tempo será revelado.
 

Sessão realizada com uma turma do 3.º ano e com recurso a diferentes quadros de Marc Chagall:
1. Pássaro Azul; 2. O Violonista no telhado; 3. Detour; 4. Ela desceu de uma árvore e 5. Sobre a cidade.


(1) - Schiller, F. (2002). A educação estética numa série de cartas. São Paulo: Iluminuras.

2

Sem comentários:

Enviar um comentário