“Pois, o homem joga somente quando é homem no pleno sentido da palavra, e somente é homem pleno quando joga. A beleza é, portanto, forma, pois que a contemplamos, mas é ao mesmo tempo, vida, pois que a sentimos. Numa palavra: é, simultaneamente, nosso estado e nossa ação.” (1)
Pensar a partir de um ponto inicial, ouvir os elementos do grupo, estabelecer um diálogo e tentar concordar ou não usando a palavra mágica do porque é o centro daquilo que vai sendo uma nova área de estudo, a filosofia para ou com crianças.
Ao observarmos uma obra de arte o que pensamos ou sentimos? Que emoções nos surgem e o que conseguimos explicar usando as palavras? Existe arte ou artistas? O que um objeto de arte nos permite experimentar? O que identifica uma obra de arte? Que características tem? Uma pintura pode ser como uma história de um livro, a possibilidade para inventar um mundo, o nosso mundo?
Foi este o caminho para uma sessão sobre alguns quadros de Marc Chagall. Pensar o que pode ser a arte e que sentimentos permitem exprimir. Foram feitas algumas perguntas que foram dialogadas entre todos como:
2
Sem comentários:
Enviar um comentário