quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Memória e Cidadania

 

A democracia trouxe consigo um conjunto de possibilidades à participação dos cidadãos na construção de uma comunidade alargada de pessoas com valores, direitos e deveres. A partir da escolha de algumas palavras (política, cidadãos, constituição, Estado, Nação, democracia, liberdade) foram discutidos com os alunos num formato de diálogo o que estes conceitos representam para a sociedade e como nos afetam como cidadãos.

A partir destes conceitos foi realizada um diálogo muito interessante sobre o país que somos, nas suas características de representação, o tipo de organização permitido pela Constituição e que poderes estão organizados e quem os exerce. Referiram-se os diferentes tipos de Estados e o que a Democracia, como sistema de representação exige dos seus cidadãos.

A partir, do livro, o meu primeiro livro de política de Jorge Sampaio discutiu-se um pouco a diferença entre as monarquias e as repúblicas, como estas influenciam ou não a ligação aos eleitores e porque há um claro afastamento das pessoas aos atos eleitorais. Como somos representados, que mecanismos existem, que valor tem a comunidade na decisão de viver num país e de como a influenciar foram algumas das ideias refletidas.

O conceito política revelou-se pouco atrativo para os jovens, o que foi aproveitado para discutir, como a desilusão das pessoas deve ser relativizada por aquilo de positivo que somos como sociedade. Informação e literacia, leitura e pensamento crítico são elementos para fundar uma sociedade mais participada e esses foram pontos destacados junto dos alunos.

As professoras Luísa Lages e Carolina Faria participaram nesta sessão feita na Biblioteca, tendo dado um contributo muito substantivo para a exploração da temática - cidadania e representação política e social. A sessão procurou incentivar o valor do conhecimento, do estudo, da leitura para que em cada comunidade mais pessoas saibam ler a informação. A literacia torna-se essencial para que cada um possa participar em decisões locais e  igualmente possa realizar escolhas mais conscientes em função daquilo que são as preocupações quotidianas de cada um.

A sessão foi feita com a turma do 7.º FB e foi ainda destacado o dia 27 de janeiro de 1945 e a libertação do campo de Auschwitz e aquilo que representou para milhões de judeus. A sessão foi encerrada com a leitura de um excerto de José Saramago, "As Palavras", retirado da sua obra, Deste Mundo e do Outro. Os alunos participaram com bastante empenho, tendo sido muito participativos.

Sem comentários:

Enviar um comentário