A
literatura é uma das áreas que melhor se relaciona com aquilo que somos como pessoas. Os livros relatam histórias, formulam possibilidades, imaginam atmosferas, conduzem-nos a tempos e espaços desconhecidos. Neles vemos arquivadas as nobres ideias do passado para que todos as vejamos e as pensemos no nosso quotidiano. Na verdade aquilo que nós somos são histórias, lidas às vezes,
esquecidas tantas outras na construção de um “eu”, numa viagem entre escritor e
leitor, ficando só nós no fim.
Podemos conhecer o mundo pelas palavras, antes de o certificarmos em nós, ou não. Podemos pensar que na literatura figuram palavras imaginadas, irreais e que esse é o mundo à parte do nosso. Não é verdade. Elas através da literatura são também uma vida, uma outra forma de vida que também se liga ao real, nos pontos e imagens que nós podemos encontrar.
A Literatura oferece-nos uma aprendizagem, um contexto, uma familiaridade, pontes para nos redimirmos sobre o que não conseguimos ser, ou laços para o que desejamos, sempre num sentido livre das coisas. Ler é pois usufruir de uma viagem que se integra num espaço e num tempo, onde nos construímos para uma relação com os outros e com o mundo. Hoje deixamos alguns recursos para todos podermos comprovar o grande valor da Literatura.
(depois do desaparecimento de George Steiner e apesar da generalização, ele é o maior bibliófolo vivo, um homem que transporta continentes de histórias e que aqui nos fala sobre o poder da Literatura. Dois recursos que vale muito a pena serem vistos e refletidos.)
(uma entrevista de um cientista brilhante que nos recorda do valor da arte e de com ela a literatura nos concede a nossa vulnerabilidade, as emoções com que tentamos construir o nosso próprio mundo.)
(espaço digital da Fundação José Saramago e que disponibiliza os números das suas revistas Blimunda, de grandor valor cultural e educativo).
Sem comentários:
Enviar um comentário