Na primeira sessão escrevemos uma palavra mágica, falámos sobre um livro que tenhamos gostado de ler e pensámos sobre o que nos faz pensar. Apresentámos as ideias e discutimos o que surgiu.
Na segunda sessão ouvimos uma história, As mais belas coisas do mundo, em que cada um leu um pedaço. Depois pensámos em perguntas sobre o texto lido e votámos nas três perguntas que mais gostámos
Na terceira sessão discutimos essas três questões e falámos sobre elas com o professor e com os colegas da turma. No fim avaliámos o que fizemos e descrevemos as sessões.
Eu gostei destas sessões porque aprendemos que acreditar, pensar, ouvir e comentar faz parte da vida.Aprendemos que as perguntas e as palavras que utilizamos podem mudar muito a nossa vida e que as emoções fazem a vida ser mais colorida e ajudam os nossos pensamentos. Eu gostava de repetir estas sessões.
As perguntas que pensámos foram:
1.Por que é que as pessoas não dão abraços acolhedores às pessoas que mais precisam?
2. O que é acreditar?
3. Quais são as mais belas coisas do mundo?
(excerto de um dos registos feitos pelas crianças).
A sessão de filosofia para crianças feita a partir deste estímulo literário será concluída com a realização de uma atividade de expressão plástica sobre as mais belas coisas do mundo, de que se dará conta mais tarde...
Sem comentários:
Enviar um comentário