Os alunos do 5.º ano de escolaridade do Agrupamento realizaram uma visita de estudo ao roteiro megalítico do concelho de Forjães. Foi possível visitar dois importantes monumentos do concelho datados entre o quinto e o terceiro milénio antes de Cristo. Monumentos ligados à adoração da Natureza e ao culto dos mortos, as antas ou dólmens e os menires foram grandes manifestações de uma cultura megalítica na Europa.
Os alunos visitaram o menir de S. Paio de Antas e nele puderam compreender o seu grande objetivo de adoração à Natureza, da sua ligação com a vida e de como as grandes pedras eram levadas e depositadas nos espaços naturais. Foi possível compreender a sua posição geográfica e como eles referenciam estrategicamente locais de fixação num território.
Foi ainda visitada a Mamoa do Rapido I, que alberga num ponto cimeiro do território uma construção de anta. Os alunos puderam verificar a sua localização e compreender os elementos da sua composição, justamente, uma câmara funerária, com um corredor. A referida câmara é
coberta por uma ou várias lajes - conhecidas como tampa ou
mesa - tal como o corredor, sendo este
conjunto coberto por uma mamoa de terra.
Aos alunos foi explicado a função da anta nas culturas daquele tempo, a sua importância para as suas crenças na vida após a morte e a posição fetal em que eram colocadas as pessoas, assim como a descrição dos objetos que os acompanhariam nessa viagem. Existem motivados pintados e gravados na anta visitada, cujo significado ainda não foi compreendido na sua função. Detetam-se nesses motivos as cores do vermelho, ocre e o branco.
Sem comentários:
Enviar um comentário