terça-feira, 7 de março de 2023

Esposende - Agustina e Eugénio (II)

Agustina Bessa-Luís e Eugénio de Andrade celebram este ano o centenário do seu nascimento. A semana da leitura organiza um conjunto de atividades à volta da sua obra e via literárias. Esposende foi um local geográfico e humano onde os dois escritores passaram momentos da sua vida. Agustina viveu nos anos sessenta quatro em Esposende e Eugénio frequentou diversas vezes os espaços da costa, entre Esposende, Apúlia e Fão.

Eugénio


«Troco este céu impassível pelas dunas de Fão, agora só na memória.

Também aí as gaivotas anunciavam que a luz mudara de direcção, e algumas aproximavam-se tanto do meu rosto que eu chegava a recear que me bicassem os olhos. Elas vêm e vão, o céu está agora mais claro, já não as vejo. Talvez não caia mais que um dedinho de água, ou nem isso sequer.”

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando, há muitos anos, o Eduardo, o Ernesto e eu deixámos as bicicletas no posto da Guarda-Fiscal e, passadas duas ou três barracas onde os lavradores da Fonte Boa arrecadavam o sargaço, entrámos, ainda manhã cedo, pelas dunas desertas, e os pés já sem sandálias corriam na alegria da brisa ligeira, senti que pisava pela primeira vez a terra prometida. Durante alguns anos,  a minha pátria foram estas dunas, o mar dos meus primeiros poemas foi este mar, e a eternidade, que Shakespeare diz ter morada nos lábios de António e Cleópatra,

 Brincava comigo naquelas areias, corria à solta naquelas vagas (…)

Nenhum Tamariz, nenhuma Granja levava ao deserto, e era exactamente ao deserto que levavam as dunas de Fão. Ali o espaço não fora ainda ferido; era por assim dizer um espaço sagrado, como todo o lugar onde nos sentimos inteiros.”

Eugénio de Andrade

 Fonte: Esposende : lugares de tempo e memória = places of time and memory / coord. Maria Luísa Leite ; colab. Fátima Sá, Ivone Magalhães, Rui Cavalheiro ; fot. Armando Jorge Pereira Reis.. - 2ª ed. - Esposende : Município de Esposende, 2022.
Imagem: Copyright - Biblioteca Municipal de Esposende

Sem comentários:

Enviar um comentário