Os alunos do oitavo do agrupamento tiveram a oportunidade de conhecer um conjunto de Histórias relacionadas com o naufrágio de uma embarcação quinhentista em Belinho. A arqueológa Ana Paula Almeida apresentou o trabalho desenvolvido desde o achamento realizado por Luís Calheiros e Emanuel Sá, João e Alexandre Sá.
Os alunos puderam conhecer o modo técnico como a recuperação tem sido feita e o que tem sido encontrado e como eles contam uma parte importante da História marítima em que Esposende participou. Foram encontrados um conjunto de achados, desde madeiras, artefatos metálicos diversos, pratos metálicos que serviam para oferendas, assim como uma âncora pelouros e algumas bocas de fogo ainda presentes no fundo do oceano.
A sensibilização pelo valor do património, o seu papel na história local e global, assim como o valor do estudo da História, como elemento fundador de uma memória foram amplamente destacados. A acompanhar a apresentação do projeto relativo ao naufrágio de Belinho foram expostas algumas peças que documentaram esse conjunto de histórias que o mar alberga e que todos ganham em conhecer. A criação de uma carta arqueológica marítima do concelho, entre Belinho e a Apúlia / Fão é um dos projetos que decorre deste trabalho de grande valor científico.
Imagem do espólio - Jornal Público
Sem comentários:
Enviar um comentário