quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Apresentar um livro (III)


David Mourão-Ferreira tinha 59 anos quando publicou "Um Amor Feliz", que veio a ser um best-seller premiado. Durante as últimas férias de verão, consegui, finalmente, ler este romance fabuloso.

    “Um Amor Feliz” foi mostrado, ainda em páginas dactilografadas, ao escultor Francisco Simões, seu amigo que trabalhava no atelier e onde recolhera informações técnicas, fazendo parte da história como um espaço de isolamento e proteção do mundo exterior de uma das personagens centrais.

    O romance é construído à volta de dois homens, com um percurso de vida semelhante, gostos comuns e uma estreita cumplicidade. Fernão e David, diferentes e iguais, duplos um do outro, como se de um estranho jogo de espelhos se tratasse. Fernão, escultor de 55 anos, é protagonista e ao mesmo tempo narrador da história; David, professor de literatura, crítico literário, compositor de letras de alguns fados de Amália. Ficção e realidade misturam-se, na busca de um ideal feminino, na ilusão de um amor feliz.

     “Um Amor Feliz” é um cântico de amor e de paixão erótica; uma sátira política à sociedade portuguesa; é um verdadeiro hino à língua portuguesa, escrito com a mestria de um grande poeta. Retrata a relação de dois amantes de uma forma intensa, envolvente, baseando-se em descrições de situações triviais como se fossem versos de um longo poema em prosa. Na verdade, o romance mais parece uma escultura recheada de sugestões e imagens de grande sensualidade não deixando nada ao acaso, nem mesmo o nome da amante-mulher, simplesmente Y. Ocultando o seu verdadeiro nome como se exige a uma amante, mas revelador pelo sentido figurativo da letra.

    São estas pequenas preciosidades que exigem uma leitura atenta aos pequenos detalhes poéticos da obra.

Professora Carolina Faria

Um amor feliz : romance / David Mourão-Ferreira. - 17ª ed. - Lisboa : Presença, 2009. - 299, [5] p. ; 23 cm. - (Grandes narrativas ; 13). - ISBN 978-972-23-1377-3

Sem comentários:

Enviar um comentário