sexta-feira, 28 de julho de 2023

Boas férias... boas leituras...

 

 



  

Boas férias e se possível com leituras que sempre nos trazem para o reconhecimento do possível em tantas dimensões diversas. Felicidades para os dias a seguir, e como disse Sophia que eles sejam possíveis de construir algo de belo e de substantivamente justo.

Apresentação


  
 



segunda-feira, 24 de julho de 2023

Dia da Escola Azul




 

 


Leitura em família

Projeto Leitura em Família é uma das formas de promover a leitura e de incentivá-la em contexto familiar, pois é uma forma de desenvolver a linguagem e de estreitar os laços afetivos

O Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio desenvolve estas competências através do seu Projeto Leitura em Família desde o ano letivo 2008/2009.

 

Anualmente é escolhido um tema pela Biblioteca Escolar que vai de encontro ao Projeto Educativo. O tema presta-se à articulação entre os vários ciclos (desde o pré-escolar ao 3º ciclo) e principalmente para o desenvolvimento deste projeto de Leitura em Família.

 

Pretende-se com este projeto, que façam a leitura do livro em família (escolhido de acordo com a temática do ano e com dicas de como fazer a leitura), que façam desse momento um momento especial, que registem por escrito e por desenho o que aconteceu à volta desse livro (folha que acompanha o livro): comentários sobre o conto, alegrias da família enquanto o leram, comentários que surgiram com a leitura… e de seguida que produzam um trabalho artístico sobre o livro. Aqui ficam alguns desses trabalhos....

 


  


...

Newton gostava de ler

 

Newton gostava de ler!


"O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano."

Isaac Newton

 

No final do 2.º e 3.º Períodos, do corrente ano letivo, os alunos dos nonos e dos oitavos anos, respetivamente, da Escola Básica António Rodrigues Sampaio realizaram atividades no âmbito do Projeto Newton Gostava de Ler!, resultantes da articulação entre a disciplina de Físico-Química e a Biblioteca Escolar.

Nestas sessões dinamizaram-se momentos de leitura aliados à experimentação através da realização de atividades de cariz científico/experimental que decorreram no espaço da biblioteca, em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais da disciplina de Físico-Química.

O objetivo destas atividades de articulação passa por motivar os alunos para a leitura e promover o gosto pela mesma; promover o desenvolvimento da curiosidade científica; promover a cultura científica e tecnológica; possibilitar momentos de experimentação não formais e promover a cultura em geral.

Na atividade realizada pelos alunos do 9.º ano, “Ciência a Motor”, dinamizou-se uma sessão de leitura, a partir de uma passagem do livro Redações da Guidinha, de Luís de Sttau Monteiro, tendo, seguidamente, os alunos montado um “motor vibrador” que lhes permitiu construir uma “barata elétrica” e uma “máquina de rabiscos”, com recurso a materiais simples do dia-a-dia (motores, pilhas, porcas, escovas das unhas, copos de plástico, marcadores).

Na atividade realizada pelos alunos do 8.º ano, “As palavras também têm pH.”, os alunos foram convidados a conhecer os livros dos escritores Valter Hugo Mãe – As mais belas coisas do mundo e de José Eduardo Agualusa – Fronteiras perdidas, e a preparar um indicador caseiro com pétalas de rosas com o objetivo de determinar o valor de pH de alguns materiais de uso comum.

quinta-feira, 6 de julho de 2023

Projeto GLOBE Tree


 "A turma do 6FA participou no Projeto GLOBE Tree, depois de ter participado num webinar conduzido pelo Dr.. Brian A. Campbell  (Senior NASA Earth Science Education Specialist), tendo durante este ano letivo procedido à catalogação exaustiva do espaço arbóreo da Escola Básica de Forjães. O trabalho final foi submetido para a plataforma internacional deste projeto e depois de revisto foi publicado.

Parabéns à turma pelo empenho demonstrado durante as atividades realizadas".

Professor Luís Gaivoto

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Encontro ...


 Os alunos da EB de Mar vão apresentar uma dramatização à comunidade educativa no dia 27 de junho às 20.30, a partir do texto, "Isso não é resposta"! Haverá um momento musical e a participação de Maria Mandarim que procurará incentivar um momento de reflexão com os presentes. A comissão de pais Irá disponibilizar para vender um breve serviço de cafetaria (bebidas, bolos e café).

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Filosofia para / com crianças - O real e o imaginado

 


A Filosofia para ou com crianças tenta ser um espaço à volta das perguntas que podem ser suscitadas por uma história ou por uma imagem. Nos segundos anos tentou-se partir de um pequeno conto, de Valter Hugo Mãe, "Modo de amar" para pensar que perguntas poderiam ser feitas pelas crianças e como as pensar no grupo da turma.

   "Eu queria era ter um cão, mas a minha mãe diz que os cães fazem muito barulho a ladrar e que, por vezes, mordem. Diz também que se tivermos um cão durante muito tempo ficamos com a cara parecida com o seu focinho. A mim custa-me acreditar, mas é isso que a minha mãe me responde. Nem imagina o quanto fico infeliz, parecido a ter vazios por dentro...

Eu disse:

   - Mãe, acho que fiquei despreocupado de lucidez. Ouço sempre um pássaro a cantar. Talvez só me cure se aprender a voar.    A minha mãe sorriu e eu repeti:
   - Quem se vê proibido de amar inventa outra realidade., uma realidade melhor, ainda que seja por fantasia. Vivo na fantasia. mãe.
   Depois, calei-me. Sabia perfeitamente o que acontecera. Tinha um pássaro no coração. Era, assim mesmo, o lugar mais decente para aprisionar um animal de estimação."

"Modo de amar", in Contos de cães e maus lobos" / Valter Hugo Mãe. Porto: Porto Editora, págs. 104/05.

A partir do conto foram feitas pelas crianças diversas perguntas. 

Durante estas sessões surgiram perguntas extraordinárias que nos revelam como as crianças têm uma capacidade extraordinária para fazer perguntas. E é isso o mais importante na Filosofia para ou com crianças, ouvir as perguntas e pensar sobre elas...
1. Como seria alguém sem tempo para pensar?
2. Imaginar / sonhar é a mesma coisa?
3. Como é que o cérebro pensa tanto?
4. Porque existimos?
5. O que são valores humanos? 

Algumas ilustrações desta sessão com o primeiro ano à volta do real e do imaginário.
 
 

Filosofia para / com crianças - Os tesouros do Leopoldo (IV)

  No diálogo com a História Os Tesouros de Leopoldo fomos pensando e conversando sobre o que pode ser um tesouro e tal como o Leopoldo o que podemos pensar para colocar e juntar num frasco. Que coisas poderíamos juntar? Com algumas ideias as crianças ilustraram um frasco e pensaram em alguém a quem o oferecer, ou que sentimento estava associado. Em baixo estão algumas dessas ideias e pensamentos em forma de desenho. As palavras foram ditas por eles e como são muito pequenos foi com a educadora que as frases foram escritas no verso do desenho.

E pensámos o que era juntar coisas (colecionar); onde encontrar coisas bonitas para oferecer a alguém de quem se gosta, como a família, a educadora, os amigos... e que coisas oferecer? as pedrinhas da praia, as folhas das árvores, o sol e as suas cores, o mar e o seu barulho, as estrelas e o seu brilho. Será possível oferecer essas coisas?....


 
 


Centro Escolar de Forjães - Pré-Escolar (salas ....)