segunda-feira, 24 de julho de 2023

Newton gostava de ler

 

Newton gostava de ler!


"O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano."

Isaac Newton

 

No final do 2.º e 3.º Períodos, do corrente ano letivo, os alunos dos nonos e dos oitavos anos, respetivamente, da Escola Básica António Rodrigues Sampaio realizaram atividades no âmbito do Projeto Newton Gostava de Ler!, resultantes da articulação entre a disciplina de Físico-Química e a Biblioteca Escolar.

Nestas sessões dinamizaram-se momentos de leitura aliados à experimentação através da realização de atividades de cariz científico/experimental que decorreram no espaço da biblioteca, em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais da disciplina de Físico-Química.

O objetivo destas atividades de articulação passa por motivar os alunos para a leitura e promover o gosto pela mesma; promover o desenvolvimento da curiosidade científica; promover a cultura científica e tecnológica; possibilitar momentos de experimentação não formais e promover a cultura em geral.

Na atividade realizada pelos alunos do 9.º ano, “Ciência a Motor”, dinamizou-se uma sessão de leitura, a partir de uma passagem do livro Redações da Guidinha, de Luís de Sttau Monteiro, tendo, seguidamente, os alunos montado um “motor vibrador” que lhes permitiu construir uma “barata elétrica” e uma “máquina de rabiscos”, com recurso a materiais simples do dia-a-dia (motores, pilhas, porcas, escovas das unhas, copos de plástico, marcadores).

Na atividade realizada pelos alunos do 8.º ano, “As palavras também têm pH.”, os alunos foram convidados a conhecer os livros dos escritores Valter Hugo Mãe – As mais belas coisas do mundo e de José Eduardo Agualusa – Fronteiras perdidas, e a preparar um indicador caseiro com pétalas de rosas com o objetivo de determinar o valor de pH de alguns materiais de uso comum.

Sem comentários:

Enviar um comentário