"O
que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano."
Isaac
Newton
No final do 2.º e 3.º Períodos, do corrente ano letivo, os alunos dos nonos
e dos oitavos anos, respetivamente, da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
realizaram atividades no âmbito do Projeto Newton Gostava de Ler!, resultantes
da articulação entre a disciplina de Físico-Química e a Biblioteca Escolar.
Nestas sessões dinamizaram-se momentos de leitura aliados à
experimentação através da realização de atividades de cariz
científico/experimental que decorreram no espaço da biblioteca, em articulação
com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens
Essenciais da disciplina de Físico-Química.
O objetivo destas atividades de articulação passa por motivar os
alunos para a leitura e promover o gosto pela mesma; promover o desenvolvimento
da curiosidade científica; promover a cultura científica e tecnológica;
possibilitar momentos de experimentação não formais e promover a cultura em
geral.
Na atividade realizada pelos alunos do 9.º ano, “Ciência a Motor”,
dinamizou-se uma sessão de leitura, a partir de uma passagem do livro Redações da Guidinha, de Luís de Sttau
Monteiro, tendo, seguidamente, os alunos montado um “motor vibrador” que lhes
permitiu construir uma “barata elétrica” e uma “máquina de rabiscos”, com
recurso a materiais simples do dia-a-dia (motores, pilhas, porcas, escovas das
unhas, copos de plástico, marcadores).
Na atividade realizada pelos alunos do 8.º ano, “As palavras
também têm pH.”, os alunos foram convidados a conhecer os livros dos escritores
Valter Hugo Mãe – As mais belas coisas do
mundo e de José Eduardo Agualusa – Fronteiras
perdidas, e a preparar um indicador caseiro com pétalas de rosas com o
objetivo de determinar o valor de pH de alguns materiais de uso comum.
Sem comentários:
Enviar um comentário