"O meu avô sempre dizia que o melhor da vida haveria de ser ainda um mistério e que o importante era seguir procurando. estar vivo é procurar, explicava."
A Filosofia para crianças não procura respostas, mas sim a possibilidade de realizar perguntas, pensar para compreender de um outro modo. A partir da leitura de alguns excertos do livro de Valter Hugo Mãe, um grupo de crianças do 3.ºa no - 3.º FI pensou em grupo no que poderiam ser essas mais belas coisas do mundo.
Surgiram várias perguntas:
1. O que é um detetive de interiores? O que faz?
2. O dinheiro pode comprar tudo?
3. De que cor po0dem ser as mais belas coisas do mundo? E o que podem ser?
4. Como poderá alguém sonhar acordado?
5. O que é a honestidade e a generosidade? ....
Das diversas questões colocadas as crianças escolheram três e com essas foram colocadas mais dúvidas e questões para se encontrar alguns pontos de concordância sobre o valor das mais belas coisas do mundo.
A palavra não é a única linguagem possível de utilizar. Podem as ideias ser desenhadas? Foi essa conclusão da atividade da segunda sessão. Desenhar os elementos da história lida e discutida e as que poderiam ser para cada um as mais belas coisas do mundo. Três exemplos:
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