O
cinema é ainda visto em larga medida como uma forma de entretenimento e não
assume ainda uma regularidade substantiva, a utilização do cinema, como recurso
educativo generalizado. A filmografia portuguesa não tem ainda grande expressão como
ferramenta de estudo educativo para a construção da compreensão sobre a sociedade. O
cinema pode ser uma ferramenta muito interessante para construir abordagens
diferenciadas no espaço educativo.
O cinema é um das ferramentas mais interessantes
para conhecer a memória, ou excertos dela. Ao convocar imagem,
literatura, música no sentido de apresentar uma narrativa que persegue
diferentes objetivos, o cinema auxilia-nos a conhecer universos que não foram
vividos por nós. O cinema dá-nos fontes de entretenimento, apresenta-nos
contextos históricos, recria universos fantásticos e procura discutir
princípios e formas de olhar o Mundo. O cinema vive muito da oferta da arte de ficção, entre o narrado como acontecimento e um olhar poético que evidencia formas
possíveis de ver o real.
O cinema possui uma linguagem diferente de outras linguagens narrativas, pois dá através da imagem bidimensional uma leitura que procura aproximar-se das dimensões do espaço físico, onde habitamos. Na verdade o cinema sugere-nos pela sua capacidade de reproduzir som e movimento uma quase identificação com uma realidade, ainda que seja uma leitura ou uma impressão daquela. O cinema apresenta-nos uma dupla representação, dos cenários, dos atores e da própria película.
É assim um recurso de grande significado na aprendizagem de quotidianos, de movimentos históricos ou do papel do indivíduo na construção de transformações sociais e culturais. O cinema é um suporte de conhecimento que nos pode levar a compreender processos e geografias culturais, formas marcantes e diversas de olhar o mundo.
A Biblioteca (EBARS e EBF) terá este ano letivo a apresentação à quinta-feira (planificação a apresentar na próxima semana) de um filme semanalmente. Cada filme será dividido em duas sessões, tendo cada sessão a durante de um tempo letivo e assim em cada mês serão projetados dois filmes. Articulado com as sessões, o blogue da Biblioteca dará um destaque à sua narrativa / imagens marcantes / sinopse. O currículo, o ambiente, a literatura e a história serão os itens com que se tentará articular as escolhas dos filmes. As fitas do mês e os recursos do PNC serão também destacados como recurso educativo que possa ser desenvolvido, no tempo disponível para o mesmo.
Imagem: A Invenção de Hugo Cabret, no que foi uma homenagem a George Méliès.
Direção de de Martin Scorsese, a partir de um livro de Brian Selznick, 2011.
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