quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Atividade semanal 1: de início do ano (3.º Ciclo)

 

 1. Lê os seguintes poemas e observa as imagens

"Dia do mar no ar, construído
Com sombras de cavalos e de plumas.

Dia do mar no meu quarto - cubo

Dia do mar no ar, construído
Com sombras de cavalos e de plumas.

Dia do mar no meu quarto - cubo
Onde os meus gestos sonâmbulos deslizam
Entre o animal e a flor como medusas.

Dia do mar no ar, dia alto
Onde os meus gestos são gaivotas que se perdem

Rolando sobre as ondas, sobre as nuvens."

"Dia do mar no ar, construído", in Mar / Sophia de Mello Breyner Andresen. Lisbo

a. Caminho, 2001.
Imagem: Copyright - Eider Oliveira

        "Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim,

A tua beleza aumenta quando estamos sós
E tão fundo intimamente a tua voz

Segue o mais secreto bailar do meu sonho,
Que momentos há em que eu suponho

Seres um milagre criado só para mim."

"Mar sonoro” in Poesia / Sophia de Mello Breyner Andresen. Lisboa: Caminho, 2001.
Imagem: Copyright - Fernand Nadal

 Esta primeira sugestão de trabalho é uma ideia para dar as boas vindas a todos, por parte da Biblioteca e para introduzirmos o que será a temática central deste ano letivo, o mar e os oceanos.

O Mar é uma das temáticas centrais de uma das maiores escritoras do século passado e deste, justamente, Sophia de Mello Breyner Andresen. O Mar é um dos grandes mistérios com que cada pessoa nesta vida se defronta. Enorme, grandioso, ameaçador, cativante, meio de comunicação e fonte de vida, ele é um permanente desafio. Cada um olha-o de modo diverso. O Mar e o Céu parecem juntar-se, fundir-se numa dimensão que às vezes parece real, outras um horizonte de mistério, por onde a nossa imaginação se perde. E para ti, que valor tem O Mar? Como o vês, como o sentes quando o observas, ou simplesmente disfrutas da sua grandeza?

 1. Cria um pequeno texto ou faz um desenho

Ouve / vê esta adaptação de um poema de Sophia e cantado por Maria Betânia, do seu álbum, O Mar de Sophia:  (https://youtu.be/9MiEPS1P7i4)

 Escreve um pequeno texto sobre o significado que tem para ti o mar, ou faz um desenho que represente a imagem que dele tens?

  Partilha-o com a Biblioteca (biblioteca@marinhas.org) 

Obrigado, A Biblioteca Escolar.

17.09.2020

Sem comentários:

Enviar um comentário