quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Apresentar um livro (II)


Esteiros, de Soeiro Pereira Gomes

É uma obra com uma crítica social sobre o que se passava no nosso país. Era uma realidade constante de um país empobrecido e com a exploração do trabalho infantil. Uma obra escrita “Para os filhos dos homens que nunca foram meninos”.

O seu autor, com uma carreira curta, bastou-lhe esta obra para ser consagrado. A história dos rapazitos miseráveis dos esteiros do Tejo, é, antes de mais, uma obra que Pereira Gomes escreveu com amor.

Este livro, não foi uma leitura atual, chegou à minha vida há muitos anos, mas foi um livro que marcou a minha adolescência e a minha vida.

Despertei para os problemas do meu país de miséria, despertei o meu pensamento crítico a tudo o que me rodeava, despertei o meu querer lutar contra as injustiças, o acreditar que todos temos a responsabilidade de ter uma cidadania política e participativa na sociedade.
Qualquer um de nós deveria conhecer esta realidade, para que nunca permita que se volte a situações idênticas.
Deixo um endereço que fala sobre a realidade retratada no livro. Espero que despertem para a leitura do mesmo.

Boas leituras
http://ensina.rtp.pt/artigo/esteiros-de-soeiro-pereira-gomes/

Esteiros/ Soeiro Pereira Gomes. - 12ª ed. - Mem Martins : Europa-América, 2001. - 175 p. ; 18 cm. - (Livros de bolso Europa-América ; 1)

Sem comentários:

Enviar um comentário