quarta-feira, 25 de setembro de 2019

A Biblioteca e a escola - ideias de ação


As bibliotecas escolares podem ser uma ferramenta transformadora de um espaço educativo. Essa possibilidade depende da sua capacidade de se fixar no centro de uma comunidade escolar e de assumir o seu papel enquanto instrumento de promoção de melhores aprendizagens. 
No presente ano letivo, o Ministério da Educação decidiu dar continuidade às prioridades de atuação das Bibliotecas Escolares, já definidas em anos anteriores e indicou-as do seguinte modo:

1. Um trabalho mais aprofundado com as escolas de 1.º ciclo, integrando as bibliotecas nas dinâmicas de trabalho em sala de aula e incentivando a formação dos professores titulares de turma em práticas de formação de leitores e dinamização de literacia familiar;

2. A implementação do referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”, que estabelece metodologias de trabalho cooperativo entre professores, colocando a biblioteca no centro das atividades da escola. Este referencial procura estimular a construção da ação das bibliotecas escolares como mediadores de aprendizagens;

3. A promoção de um trabalho de avaliação das literacias, através do desenvolvimento de instrumentos que permitam a avaliação da competência leitora;

4. A promoção da flexibilidade curricular a partir da biblioteca escolar, enquanto espaço privilegiado, onde se cruzam áreas diversas do conhecimento e do acesso a múltiplos recursos;

5. A implementação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Esta procura que também as bibliotecas possam ser instrumentos de participação dos alunos naquilo que os envolve nos temas do quotidiano e da atualidade, no acesso a recursos que lhes permitam desenvolver a capacidade crítica;

6. O reforço das literacias digitais, através da promoção de leitura nos seus diferentes formatos.


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