As bibliotecas escolares podem ser uma ferramenta transformadora de um espaço educativo. Essa possibilidade depende da sua capacidade de se fixar no centro de uma comunidade escolar e de assumir o seu papel enquanto instrumento de promoção de melhores aprendizagens.
No
presente ano letivo, o Ministério da Educação decidiu dar continuidade às
prioridades de atuação das Bibliotecas Escolares, já definidas em anos
anteriores e indicou-as do seguinte modo:
1.
Um trabalho mais aprofundado com as escolas de 1.º ciclo, integrando as
bibliotecas nas dinâmicas de trabalho em sala de aula e incentivando a formação
dos professores titulares de turma em práticas de formação de leitores e
dinamização de literacia familiar;
2.
A implementação do referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”, que estabelece
metodologias de trabalho cooperativo entre professores, colocando a biblioteca
no centro das atividades da escola. Este referencial procura estimular a
construção da ação das bibliotecas escolares como mediadores de aprendizagens;
3.
A promoção de um trabalho de avaliação das literacias, através do
desenvolvimento de instrumentos que permitam a avaliação da competência
leitora;
4.
A promoção da flexibilidade curricular a partir da biblioteca escolar, enquanto
espaço privilegiado, onde se cruzam áreas diversas do conhecimento e do acesso
a múltiplos recursos;
5.
A implementação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Esta
procura que também as bibliotecas possam ser instrumentos de participação dos
alunos naquilo que os envolve nos temas do quotidiano e da atualidade, no acesso
a recursos que lhes permitam desenvolver a capacidade crítica;
6.
O reforço das literacias digitais, através da promoção de leitura nos seus diferentes
formatos.
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