Texto de apresentação da peça “Toca e foge…”
As turmas do 5º ano tem o prazer de apresentar o texto dramático “Toca e foge ou a flauta sem mágica”, de António Torrado.
António Torrado nasceu em Lisboa em 21 de novembro de 1939. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Desde muito cedo dedicou-se a escrever livros, o seu primeiro livro foi publicado os 18 anos. António Torrado além de ser escritor é jornalista, editor, pedagogo, produtor e argumentista para televisão. Tem vários livros que foram trabalhados em parceria com a escritora Maria Alberta Menéres.
Atualmente é coordenador do Curso Anual de expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian, é professor na Escola Superior de Teatro e Cinema. É dramaturgo na companhia de Teatro Comuna de Lisboa. É considerado um dos autores mais importantes na literatura infantil portuguesa.
António Torrado inspira-se na sua experiência de vida. Recolhe muita energia da atenção que lhe prestam os leitores. Olha à volta e verifica que tudo tem uma história para contar. Por exemplo, um grão de areia tem a experiência de vida de milhões de anos.
No Verão, quando está bom tempo, escreve numa varanda sobre o mar de Sesimbra. No Inverno, escreve no gabinete da sua casa, em Lisboa, que dá para um jardim público. Também escreve livros de poesia...tem 7 para adultos e 3 para crianças. O que mais gosta de escrever é prosa com poesia dentro, como os chocolates com recheio.
Tem 130 livros. Não renega nenhum, mas também não diz qual é o que gosta mais para não magoar os outros.
Nos tempos livres gosta de fazer nada.
Na sua infância o livro que mais gostou de ler foi "Os Três Mosqueteiros", de Alexandre Dumas. Leu-o quando tinha 12 anos.
Caríssimos colegas, vamos dar início ao espetáculo!
Sem comentários:
Enviar um comentário