quarta-feira, 3 de junho de 2015

Feira de Ciências Hands-on Science “À descoberta da Luz”

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Luz 2015 em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Óptica e Fotónica, SPOF, e a Associação Hands-on Science Network, HSCI, com o apoio da Sociedade Europeia de Física, lançaram um concurso nacional Feira de Ciências IYL2015/Portugal sob o tema “À DESCOBERTA DA LUZ”. A apresentação dos trabalhos realizou-se no dia 25 de maio no Colégio do Minho em Viana do Castelo e contou com participantes nacionais e estrangeiros.
Neste sentido, foi-nos proposta no âmbito das Ciências Experimentais a participação neste concurso, ideia que desde logo nos agradou e por isso, trabalhamos desde início com muito empenho, entusiasmo e dedicação. Ao longo do 3º período a turma 01E desenvolveu o projeto, “Ver para além do muro…” que consistia na demonstração experimental da forma de propagação da luz, bem como, do fenómeno da reflexão da luz através da exploração de imagens formadas por espelhos planos. Ainda, como forma de aplicar os conhecimentos adquiridos com as atividades experimentais, construímos um instrumento ótico, o periscópio.
 A turma 01F desenvolveu o projeto intitulado “Magia, com luz!...”, que consistiu na elaboração de um poema sobre a luz, o qual foi adaptado para formar uma canção. Ainda, neste projeto, e associando ao domínio da “magia” da luz, foi trabalhado o fenómeno ótico e atmosférico que tanto nos fascina, o arco-íris, bem como, a construção de um instrumento ótico, o caleidoscópio.
Os trabalhos foram avaliados pelo júri composto por elementos das mais diversas universidades, assim como, da Fábrica - Centro de Ciência Viva de Aveiro, do Instituto de Telecomunicações – Aveiro e do Colégio do Minho.
Ambos os projetos foram premiados pelo júri, alcançando o 1º e 2º lugares no nosso escalão, tendo ficado em 3º lugar a Escola Francisco de Holanda e sendo também atribuídas duas menções honrosas a dois grupos da Turquia.

Achamos que a nossa participação neste concurso foi muito positiva e importante porque tivemos oportunidade de observar e contactar com outros trabalhos, incluindo os dos mais crescidos, e outros participantes/visitantes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário