quinta-feira, 25 de junho de 2015

Projeto Voluntários de Leitura - Convívio

    No dia 23 de junho, os Voluntários de Leitura reuniram-se para fazer um balanço do trabalho realizado no presente ano letivo.
     Estes voluntários procuraram, ao longo do ano, desenvolver competências e gosto pela leitura, com alunos do 1.º e 2.º ciclos que apresentavam grandes lacunas.
    Após a reunião, na Escola Básica das Marinhas, houve um momento de convívio agradável entre os colaboradores e as estruturas da escola.
    No próximo ano, este projeto terá continuidade, uma vez que os voluntários manifestaram a sua disponibilidade.  
    Desde já agradecemos o empenho e a dedicação destes voluntários que fizeram, de algum modo, a diferença nestes alunos.


Baile de Finalistas - Jantar

Veja o filme aqui.

Baile de Finalistas - Professores

Baile de Finalistas - Passeio da Fama

Baile de Finalistas - Making Off



quinta-feira, 18 de junho de 2015

LEITURA EM FAMÍLIA

Com o ano letivo e todos os projetos a ele inerentes, quase a terminarem, urge avaliá-los para ficarmos cientes daquilo que correu como planeado e do que é necessário mudar. Juntamente com as crianças, fizemos a avaliação do projeto de “leitura em vai e vem”, que consistiu na requisição semanal (na biblioteca escolar), de um livro para ler em família.
Na sala de atividades, através das fichas de registo, fizemos a contagem dos livros requisitados por cada criança e “medalhamos” de forma simbólica aqueles que efetuaram o maior número de requisições, como forma de estimulo e reconhecimento. Aqui ficam os premiados:
·         1º Lugar - 29 requisições: Leonor Cruz
·         2º Lugar - 28 requisições: Leonor Costa, Gabriela Costa, Benedita Pereira, Margarida Dias
·         3º Lugar - 27 requisições: Mariana Jaques

A adesão da maior parte das famílias revelou-se bastante positiva. O meu agradecimento a todos.

Educadora: Rita Caetano


quinta-feira, 11 de junho de 2015

Representação teatral - 5MC

Texto de apresentação da peça “Toca e foge…” 
      As turmas do 5º ano tem o prazer de apresentar o texto dramático “Toca e foge ou a flauta sem mágica”, de António Torrado. António Torrado nasceu em Lisboa em 21 de novembro de 1939. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Desde muito cedo dedicou-se a escrever livros, o seu primeiro livro foi publicado os 18 anos. António Torrado além de ser escritor é jornalista, editor, pedagogo, produtor e argumentista para televisão. Tem vários livros que foram trabalhados em parceria com a escritora Maria Alberta Menéres. 
     Atualmente é coordenador do Curso Anual de expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian, é professor na Escola Superior de Teatro e Cinema. É dramaturgo na companhia de Teatro Comuna de Lisboa. É considerado um dos autores mais importantes na literatura infantil portuguesa. António Torrado inspira-se na sua experiência de vida. Recolhe muita energia da atenção que lhe prestam os leitores. Olha à volta e verifica que tudo tem uma história para contar. Por exemplo, um grão de areia tem a experiência de vida de milhões de anos. 
     No Verão, quando está bom tempo, escreve numa varanda sobre o mar de Sesimbra. No Inverno, escreve no gabinete da sua casa, em Lisboa, que dá para um jardim público. Também escreve livros de poesia...tem 7 para adultos e 3 para crianças. O que mais gosta de escrever é prosa com poesia dentro, como os chocolates com recheio. Tem 130 livros. Não renega nenhum, mas também não diz qual é o que gosta mais para não magoar os outros. Nos tempos livres gosta de fazer nada. Na sua infância o livro que mais gostou de ler foi "Os Três Mosqueteiros", de Alexandre Dumas. Leu-o quando tinha 12 anos. 
Caríssimos colegas, vamos dar início ao espetáculo!
 

Representação teatral - 5MB

Representação teatral - 5MA

Momentos do 6MA

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Visita de Estudo - Projeto de Segurança Alimentar

     No Dia 2 de junho, os alunos do 6ºano da EB de Marinhas realizaram uma visita de estudo ao Porto, atividade dinamizada pelos professores de História e Geografia de Portugal e Ciências da Natureza. Da manhã visitaram o WORLD OF DISCOVERIES, Museu Interativo e Temático que tem como tema central a História dos Descobrimentos Portugueses. Da parte da tarde, os alunos fizeram uma visita à Universidade Católica - Escola Superior de Biotecnologia, onde desenvolveram diversas atividades. Esta visita, veio complementar, a parceria que a escola tem com a Universidade com um projeto desenvolvido para os 6ºanos, Segurança alimentar e os conteúdos de Ciências Naturais.
     Nesta visita os alunos tiveram oportunidade de fazer escolhas de alimentos saudáveis,  utilizar do cartão semáforo nutricional e ainda verificar os armazéns do Continente, verificando a segurança alimentar.
Esta visita foi feita em parceria com  o PES e a Câmara Municipal de Esposende - Grupo Crescer Saudável, no âmbito do projeto de Segurança Alimentar.


Visita de Estudo ao Porto - 6.º anos | Museu Interativo - Parque Temático

Dia da Criança | Poemas | EB Rio de Moinhos








quarta-feira, 3 de junho de 2015

Concerto em Família - Escola das Marinhas & Escola de Música de Esposende

Semana do Ambiente

Ecoscópio - Autocarro lixeira

No âmbito duma parceria estabelecida com o Grupo SUMA, e durante a semana de 8 a 12 de junho, a Unidade Móvel de Sensibilização Ambiental “ECOSCÓPIO” deslocar-se-á a Esposende com o objetivo de dinamizar ações de sensibilização ambiental nos estabelecimentos de educação e ensino do 2º ciclo concelhios. Esta atividade insere-se no programa da “Semana do Ambiente”, uma iniciativa promovida pelo Centro de Educação Ambiental e que integra o seu Plano de Atividades para o presente ano letivo.

Este espaço de sensibilização itinerante é constituído por uma sala polivalente com duplo auditório, palco de artes e novas tecnologias, com projeção cinematográfica, representação teatral e de marionetas, bem como exploração sensorial. Fazendo recurso à utilização de estratégias animistas, os conteúdos apresentados são mais vocacionados para a população escolar do 2º do Ensino Básico.


Feira de Ciências Hands-on Science “À descoberta da Luz”

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Luz 2015 em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Óptica e Fotónica, SPOF, e a Associação Hands-on Science Network, HSCI, com o apoio da Sociedade Europeia de Física, lançaram um concurso nacional Feira de Ciências IYL2015/Portugal sob o tema “À DESCOBERTA DA LUZ”. A apresentação dos trabalhos realizou-se no dia 25 de maio no Colégio do Minho em Viana do Castelo e contou com participantes nacionais e estrangeiros.
Neste sentido, foi-nos proposta no âmbito das Ciências Experimentais a participação neste concurso, ideia que desde logo nos agradou e por isso, trabalhamos desde início com muito empenho, entusiasmo e dedicação. Ao longo do 3º período a turma 01E desenvolveu o projeto, “Ver para além do muro…” que consistia na demonstração experimental da forma de propagação da luz, bem como, do fenómeno da reflexão da luz através da exploração de imagens formadas por espelhos planos. Ainda, como forma de aplicar os conhecimentos adquiridos com as atividades experimentais, construímos um instrumento ótico, o periscópio.
 A turma 01F desenvolveu o projeto intitulado “Magia, com luz!...”, que consistiu na elaboração de um poema sobre a luz, o qual foi adaptado para formar uma canção. Ainda, neste projeto, e associando ao domínio da “magia” da luz, foi trabalhado o fenómeno ótico e atmosférico que tanto nos fascina, o arco-íris, bem como, a construção de um instrumento ótico, o caleidoscópio.
Os trabalhos foram avaliados pelo júri composto por elementos das mais diversas universidades, assim como, da Fábrica - Centro de Ciência Viva de Aveiro, do Instituto de Telecomunicações – Aveiro e do Colégio do Minho.
Ambos os projetos foram premiados pelo júri, alcançando o 1º e 2º lugares no nosso escalão, tendo ficado em 3º lugar a Escola Francisco de Holanda e sendo também atribuídas duas menções honrosas a dois grupos da Turquia.

Achamos que a nossa participação neste concurso foi muito positiva e importante porque tivemos oportunidade de observar e contactar com outros trabalhos, incluindo os dos mais crescidos, e outros participantes/visitantes. 

Dia do Agrupamento | Agradecimento