segunda-feira, 24 de abril de 2023

25 de Abril de 1974 (III)

 

Realizaram-se neste dia algumas atividades de celebração do 25 de abril de 1974. Os alunos foram convidados a pensar nas letras das duas senhas que fez avançar nas primeiras horas da madrugada o movimento dos capitães. Acederam através de um marcador com um ficheiro em QRCode a um conjunto de materiais sobre aquilo que abril permitiu construir ao nível das liberdades cívicas.

Foi projetado um pequeno vídeo "Ditadura" e com elo se procurou refletir sobre o significado de receber a liberdade e de lutar com ela por novas formas de sociedade. "O que fazer com ela" é uma questão importante que Salgueiro Maia deu corpo com o seu gesto de coragem e de luta por um valor humano, nessa atitude de quem oferece algo valioso apenas porque é essencial à vida das pessoas, às suas possibilidades. 

A informação e o seu controle, a capacidade de desobediência ao que formalmente está errado e olhar o real como uma possibilidade na vida de cada um é um dos seus exemplos maiores e com o qual se aprende o valor da memória para noutros contextos lutar por aquilo que representa a dignidade das sociedades e da vida humana.

Foi ainda visto uma parte de "Capitães de Abril", filme de Maria Medeiros, onde a transição entre dois tipos de sociedade e de visão do Homem se apresentam de forma muito clara. Pensar o 25 de abril como memória histórica, mas também vê-lo e essa é uma ideia urgente, como aquilo que é construído. O presente do que se constrói, a sua validade, as suas possibilidades e não apenas uma iconografia do passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário