terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Filosofia para crianças - O diálogo

As perguntas são o essencial na filosofia em geral e também em, ou com crianças. As perguntas iniciam e fazem desenvolver as ideias sobre o que podemos pensar. Às vezes falar das histórias é uma forma de começar. Um exemplo para a sessão realizada com a obra de Valter Hugo Mãe, As mais belas coisas do mundo e alguns exemplos dos trabalhos realizados em ilustração com as perguntas e que serviram também para comentar as ideias ilustradas.

(Transcrição: 3.º ano)
Após sentarem-se em círculo:
 "- Bom dia a todos!
Alunos: Bom dia!
- Vamos pensar um bocadinho em algumas questões. As Histórias? Gostamos de as ler? Por que gostamos de ler ou ouvir histórias?
Joana: - As histórias contam-nos coisas imaginadas.
Afonso: - Sim e podemos entrar nas personagens, viver aventuras.
Francisco: - Conhecemos novas palavras.
-  As palavras. São importantes? Porquê?
Francisco: Porque com elas podemos imaginar coisas.
- Então, vamos ouvir uma história e ver o que ela nos diz, o que podemos pensar com estas palavras. Pensar é importante?
João: - Sim, porque podemos “pensar” no que não sabemos e podemos aplicar o que a professora nos explica.
- Vamos então ouvir esta história – As mais belas coisas do mundo. As coisas belas ou bonitas são importantes? É bom que estejam à nossa volta?
Francisca: Sim. Ficamos mais contentes.
- E o que poderão ser essas coisas? Podem as imagens ajudar-nos?  O que as imagens nos sugerem? O que elas descrevem?
Maria: - A Natureza;
Mário: - Os Animais;
- E essas podem ser algumas das melhores coisas do mundo?
Alguns alunos: - Sim!
- Vamos ler alguns excertos:

 Aluno 1– “O Meu avô sempre dizia que o melhor da vida haveria de ser ainda um mistério e que o importante era seguir procurando. Estar vivo é procurar, explicava.”

 Trabalhos criados a partir das perguntas e das ideias que surgiram. (3.ºFI /4.ºFH):




  

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