quarta-feira, 4 de março de 2015

Parlamento dos Jovens - Uma experiência a repetir

Decorreu, no IPDJ (Instituto Português da Juventude) de Braga, no dia 23 de fevereiro, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, este ano dedicado ao tema (In)sucesso Escolar, que contou com a participação dos alunos da Escola das Marinhas.
Francisco Costa, Catarina Cardoso e João Pires, representantes da Escola, apresentaram e defenderam mudanças significativas no sistema de ensino, que passam pela reformulação do ensino vocacional, motivação através de clubes temáticos e alterações na avaliação.
            Esta participação democrática possibilitou experiências relevantes a estes alunos, que tiveram oportunidade de cooperar com outros parlamentares do distrito, tal como a todos os elementos da lista e, em particular, à aluna Ana Araújo, que representou com elevação a Escola na candidatura à Mesa.
Francisco Costa, aluno do 9º A, transmitiu que tudo começou por desafio que o foi cativando pouco a pouco. «Foi uma experiência fantástica de que gostei muito. Em Braga, percebemos um pouco como é na "vida real", as pessoas unem-se e fazem pactos para atingirem os seus objetivos, têm de deixar o orgulho de lado e ser "patriotas”», declarou.
            A Sessão Distrital abriu com as perguntas ao deputado da Assembleia da República, Dr. Nuno Reis, que deu a conhecer o funcionamento do Parlamento, respondeu a questões variadas e considerou o tema escolhido «um momento feliz», salientando a importância da iniciativa em que participa há já quatro anos.
            Com 37 escolas em concurso, o tempo de intervenção de cada uma foi de três minutos, momentos reduzidos para proporcionar um debate esclarecedor, com exposição e defesa consolidada do projeto de resolução.
            Depois da escolha projeto de base, foram fundidas propostas, alteradas redações e acrescentadas medidas que completaram a resolução que representará o distrito na Assembleia da República.
            Este foi um ano de experiências a reter. Para Catarina Cardoso, a participação fez com que aprendesse e conseguisse lidar com opiniões diferentes. «Aprendi também que não é à primeira dificuldade que se desiste, que devemos ser persistentes, assumir o que está mal para depois entendermos o que realmente está certo», partilhou com orgulho.
            Assim, desta iniciativa fica o ensaio para o próximo ano, que, em nome de todos, o aluno João Pires aconselha aos colegas mais novos. «Fomos acreditando que podíamos fazer algo de que gostássemos e de que nos orgulhássemos, e assim foi. Durante cinco meses desenvolvemos as nossas propostas, divertimo-nos, conhecemos outras realidades e ambientes», concluiu.




            

Sem comentários:

Enviar um comentário