“As plantas aromáticas temperam a vida”, então, bora lá, vamos temperar a nossa caminhada escolar neste agrupamento, com felicidade, alegria, muita brincadeira e fazer o nosso jardim de aromáticas – “um jardim para o futuro”.
Começamos por explorar cada planta – o cheiro, a forma, textura, e, decidir o que vamos fazer com elas.
Demorou alguns dias, são crianças com três anos de idade e o poder de concentração e tempo numa atividade é muito reduzido.
Finalmente surgiu a ideia de plantar as aromáticas “todas juntinhas, como nós”. Boa decisão.
Agora foi tempo de escolher o local e foi fácil. Galochas nos pés, planta na mão e, que alegria, cada um tratou de plantar a sua planta com muito cuidado, mas alguma sabedoria!
O nome a dar ao jardim surgiu porque estas crianças, que estão a iniciar a sua vida escolar este ano letivo, irão, certamente, continuar por aqui mais alguns anos e as aromáticas vão sempre estar ali, onde eles as plantaram e cuidaram com a alegria e entusiasmo que contagiou todos aqueles que assistiram. Daqui a uns anos, os mesmos alunos poderão verificar que a sua planta também cresceu, mas continua a precisar que tratem dela. Vão também recordar que estão “todas juntinhas”, porque foi assim que decidiram quando tinham três anos de idade; e como foi bom estar juntos, partilhar e crescer com alegria, com galochas nos pés e terra nas mãos e muitos sonhos para concretizar.
Jardim de Infância de Forjães
Educadora Fernanda Costeira, Turma FD
Sem comentários:
Enviar um comentário