O livro fala de como era a vida das pessoas por volta de 1944/46. Indica-nos de como as crianças (judias) eram tratadas pelo regime nazi. Ficamos a saber que naquele tempo a polícia do regime tinha um grande poder (como por exemplo, matar, ou maltratar as pessoas judias e não judias). Que naquele tempo as pessoas podiam passar a pobres apenas em alguns minutos. Ao ler o livro, este explicou-me que naquele tempo não havia liberdade de expressão e que naquela altura Adolf Hitler tinha muito poder, o que é muito bem retratado em O caderno do avô Heinrich.
O livro que li mostra também a coragem de uma criança (Heinrich) em salvar o seu amigo (Josef) e diz-nos que mesmo barreiras ou muros não conseguem separar uma grande amizade. A coragem e bravura de Heinrich quando se confrontou com soldados do regime nazi e quando teve de atravessar o muro mostram que nesse instante Heinrich, sendo uma criança, conseguiu realizar, mesmo difícil para os adultos.
Quase já no final do livro, o pai de Heinrich morre baleado por um soldado alemão e isso mostra que nesse tempo era comum existirem muitas crianças órfãs. Eu recomendo este livro aos meus amigos e colegas, pois representa muito bem aquele tempo e é uma história interessante de se ler.
Marcos, 6.º FB
Sem comentários:
Enviar um comentário