A pintura gótica é um dos marcos
da cultura ocidental e teve entre os séculos XII a XV um papel muito importante
como referência cultural e social na Europa, vista de um modo genérico. O
desenvolvimento das cidades no século XII abriu novas possibilidades à criação
artística e ao que foi a a arte gótica. Se Cimabue foi em Florença im
importante artista a criar as primas linhas de demarcação da estética bizantina,
Duccio teve em Siena um importante papel na evolução da arte gótica.
Ducio , de nome completo Ducio di
Buoninsegna e que viveu entre o final do século XIII e os primeiros anos do
século XIV faz evoluir o gótico, na pintura de uma forma muito importante. Siena
e Florença foram nos séculos XIII e XIV cidades rivais na afirmação de uma arte
cada vez mais sublime. Giotto foi um marco decisivo na arte florentina e
Ducio teve um papel semelhante nas cidade do sul de "Itália".
A principal obra de Ducio foi Maestà,
que resultou de uma encomenda da catedral de Siena em 1308 e aí instalada três
anos mais tarde. A obra seria mais tarde (século XVIII) retalhada e
espalhada em painéis isolados pelo mundo, pois deixou de ser considerada
relevante, ou apreciada no espaço da catedral de Siena. a obra foi pintada dos
dois lados, tendo o painel frontal três partes. O principal mostrava a Mãe e o
filho sentados num trono, estando rodeados por anjos. A parte inferior do
painel descrevia cenas da infância de Jesus e uma parte superior apresentava
cenas dos últimos anos da vida da Virgem. Estes espaços superior e inferior
perderam-se com o tempo.
Esses espaços superior e inferior do
quadro (o reverso) continham ainda a representação de As santas
Mulheres no Sepulcro, que a ligava à Paixão de Cristo e ao encontro com o
anjo Gabriel. IO quadro tem uma mensagem muito forte sobre as ideias básicas
transmitidas por esta figura. Mensagem de grande valor artístico e representada
de forma graciosa. O quadro devolve-nos um ambiente de relação entre um
conjunto de figuras, onde se sentem elementos de interioridade que são eles
próprios um mistério. Existe uma mensagem numa atmosfera de despojamento e de
algo a entender.
A pintura de Ducio em Maestà revela
influências de artistas que o influenciaram, como Nicola e Giovanni Pisano,
onde as figuras assumem posturas graciosas revelando uma graciosidade que
marcará a arte gótica. A fluidez das formas concede uma dimensão de volume que
influenciará a arte gótica e a demarcam do tempo e das formas da arte
bizantina.
Imagem: Ducio, Maestà, Catedral de Siena, 1308-11
Sem comentários:
Enviar um comentário