Os livros chegam-nos como um ponto de partida para algo a descobrir, a compreender, a pensar, a fazer, a realizar. Os livros entregam-se a nós como pontos de chegada e desse encontro dual, múltiplo permitem que nós estabeleçamos uma viagem, que nós saibamos compreender outras possibilidades, que nós consigamos articular pontos de partida.
Ler é uma forma múltipla de perguntar, de encontrar algumas ideias possíveis e é como outros verbos essenciais para esta aventura chamada vida. Quem lê é sempre uma pessoa diferente, com reconhecimento do diverso no mundo
É assim muito importante que a leitura se desenvolva em cada idade, mas com especial substância nos jovens, em ambiente escolar, mas também em ambiente familiar. Incentivar a leitura, dar um contributo para a sua valorização foi o que esteve na base de este período , como nos próximos entregar um certificado aos alunos que mais livros requisitaram. E, sobretudo deixar-lhes um livro, como oferta, para a criação desse gosto, porque não dizê-lo, de amor por algo que nos marcará na memória, pelo mistério com que cada leitor é abraçado.
Sem comentários:
Enviar um comentário