quarta-feira, 3 de junho de 2020

Lugar do Real



Lugar do Real é um projeto muito interessante sobre a utilização do audiovisual, como suporte para aprendizagem e experimentação de temáticas relacionadas com a história local, as tradições e a cultura de uma região. Construído pelo Ao Norte,  uma Associação de produção e animação e produção de audiovisual tem na sua página um conjunto de materiais de grande valor pedagógico e educativo. A mesma encontra-se dividida entre Lugar do Real, Escolas, Fotomemória e LAB.

Lugar do real apresenta um conjunto de materiais audiovisuais de recuperação de memórias, espaços de afeto, representações culturais e manifestações sociais e económicas de um espaço que se concentra no Alto Minho, nomeadamente nas zonas ribeirinhas e atlânticas, entre Esposende e os concelhos que ficam a norte.

O espaço Escolas é um projeto de exploração pedagógica, Os Lumiére na sala de aula e já foi aqui comentado, neste espaço.

Fotomemória é um repositório fotográfico da vida económica, social e cultural deste espaço geográfico e sem dúvida que se constitui um acervo documental importante para a construção de uma história local.~´

LAB agrupa um conjunto de pequenos documentos de natureza audiovisual construídos pelos alunos em espaço educativo. Trata-se de dar aos smartphones uma utilização pedagógica para partilhar desejos, situações e emoções quotidianas. A gravação e a edição é da autoria dos alunos, pelo que se trata da aprendizagem de um recurso com substantivas componentes formativas e educativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário