terça-feira, 15 de junho de 2021

Leitura em família

Quando vimos o livro “A Coragem de Tição”, de Luís Represas, com ilustrações de Catarina França, com um imenso texto para ler, tantas páginas… ficamos sem vontade de o fazer!!

Entretanto, lá ganhamos coragem e lançamos os olhos pelas primeiras palavras que nos foram envolvendo nas aventuras dos cavalinhos-marinhos destemidos, tubarões-gato ferozes, peixes-trompete ruidosos, peixes-anjo protetores e muitos mais animais que habitam o fundo dos oceanos.

Queríamos fazer uma pausa na leitura, mas as belas descrições envolveram-nos, de tal modo, e colocaram-nos dentro da história ao ponto de termos lido o livro todo “num abrir e fechar de olhos”.

 Com o desenrolar da história foram surgindo os valores pelos quais todos nós nos devemos reger: a amizade, a solidariedade e espírito de entreajuda, a responsabilidade pelos nossos atos. A importância de aceitar e saber conviver com a diferença. São estes valores que constituem o caminho a seguir na nossa vida e esses encontram-se no coração de cada um de nós, são a luz que brilha em nós e não depende de qualquer outra luz.

 Ainda surgiu a oportunidade de falar sobre o lixo que nós, humanos, lançamos para os oceanos, sem pensar nas consequências dos nossos atos e que põe em causa a vida das espécies marinhas e, consequentemente, a nossa vida.

 É tão bonito e agradável ficar na areia a olhar a imensidão do oceano que se perde no horizonte, e o vai e vem das ondas que embalam os nossos pensamentos. O cheiro é inebriante e a vontade de mergulhar nas suas águas é enorme.

 Por esta razão e muitas outras, é de grande importância preservar os oceanos de modo a que a Terra possa continuar a ser chamada de Planeta Azul.


Família Fidalgo do Rosário

Sem comentários:

Enviar um comentário