Espaço institucional de partilha e divulgação das atividades das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
Carnaval em Cepães
Finalmente conseguimos desfilar com os nossos fatos que tanto trabalho e tanto prazer nos deram a fazer!
O tema proposto pela Câmara Municipal foi "Países do mundo, culturas e tradições"
Depois de alguma pesquisa, escolhemos o que queríamos representar e ficamos a conhecer coisas engraçadas de outros povos e de outras culturas.
Com muito entusiasmos confecionamos os fatos e dançamos muito ao som de musicas mexicanas, espanholas e chinesas!
Aqui ficam algumas imagens do desfile:Carnaval em Góios
Carnaval é folia.... muitas máscaras e sorrisos...... e este ano com máscaras de sorrisos (smiles)!!
Assim, correspondendo à proposta feita pela escola, as ruas de Góios ( Marinhas) encheram-se de criatividade em forma de sorrisos.. e não só...!!!
II Torneio Boccia
No dia 11/02/2015 realizou-se na EB de Marinhas a 2º jornada concentrada, do grupo B, da fase regional do DLDE e o 2º torneio de Carnaval da escola anfitriã.
Participaram cerca de 20 atletas das seguintes escolas:
EB Baixo Neiva,
EB de Marinhas e
EB/S de Vale de Tamel/Lijó de Barcelos.
Os resultados individuais e coletivos foram os seguintes:
1º EB/S Vale de Tamel
2º EB Marinhas
3º EB Baixo Neiva
No final realizou-se o concurso da melhor máscara, entre todos os participantes atletas, professores e funcionários.
Blogue "ComRegras"
Um novo espaço de análise e debate sobre a temática da (in)disciplina para toda a comunidade educativa.
É um blogue que pretende abordar esta temática com recurso a:
- Artigos sobre
questões disciplinares
- Legislação
- Espaço Professores - onde
podem consultar trabalhos, dissertações, artigos e estratégias preventivas para
o combate à indisciplina.
- Espaço Pais - onde podem consultar trabalhos, dissertações,
artigos e estratégias preventivas para o combate à indisciplina.
- Gabinete disciplinar:
· sua constituição, funcionamento e toda a documentação
(minutas) necessária para a sua implementação.
· códigos de conduta - códigos de conduta de
diferentes escolas, bem como planos de ação disciplinar.
- S.O.S – espaço onde a
comunidade educativa pode solicitar ajuda na resolução de problemas
disciplinares. O acompanhamento será efetuado por especialistas na área que
pertencem ao site "Oficina de Psicologia”.
E ainda, entrevistas, inquéritos,
estatística, etc…
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
Exposição - Viver no século XIX
Durante a semana de 8 a 13 de fevereiro, estará presente na Biblioteca das Marinhas, a exposição intitulada “ Viver no século XIX”. Para a sua criação, os alunos do 6º ano elaboraram cartazes sobre a vida quotidiana do seculo XIX. Trouxeram, ainda, objetos típicos da época.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
Dia da Internet + segura
No dia 10 de fevereiro, dia da Internet + segura, as turmas do 5.º e 6.º anos assistiram a sessões informativas sobre como proceder quando navegam neste espaço virtual.
Powered by
Issuu
Publish for Free
Powered by
Issuu
Publish for Free
Visita aos bombeiros
No passado dia 10 de Fevereiro, os alunos do curso vocaional - PAA deslocaram-se aos quartel dos bombeiros de Esposende, onde foram recebidos pelo bombeiro Júlio Melo..
Esta visita desenvolveu-se no âmbito da disciplina de Proteção Cívil e teve como objetivo mostrar aos alunos como funciona um Quartel de Bombeiros. Além de uma pequena palestra, os alunos tiveram a explicação sobre a função dos vários os veículos e os seus equipamentos.
Os alunos gostaram e mostraram vontade de lá voltar.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
Baile de de Carnaval
Vai realizar-se no dia 13 de fevereiro, o Baile de Carnaval da Escola EB Marinhas, pelas 14h30 até as 16h55, para todos os alunos e professores, de entrada gratuita, com Concurso de Máscaras para todos os que queiram participar e com a participação do grupo THE ANONYMOUS e do DJ DYCKSON GARY.
Será de certeza uma festa bem divertida!
Dificuldades de aprendizagem específicas vs dificuldades de ensinagem
No próximo dia 11 de fevereiro,
quarta-feira, pelas 14h30m, na escola sede do Agrupamento das Marinhas,
realizar-se-á uma ação de formação de curta duração, creditada, destinada a
professores dos 2.º e 3.º ciclos de ensino, orientada pelo Professor Doutor Luís
de Miranda Correia.
A ação de formação com a duração de 3 horas, designada
por “Dificuldades de aprendizagem específicas versus dificuldades de ensinagem”,
será orientada pelo professor Doutor Luís de Miranda Correia, psicólogo e
presidente do Instituto Português de Dislexia e outras Necessidades Especiais
(IPODINE).
O formador (na foto), Professor Catedrático emérito
da Universidade do Minho que já trabalhou em universidades norte americanas, é coordenador
do domínio de Educação Especial e diretor do Departamento de Psicologia da
Educação e Educação Especial do Instituto de Educação dessa mesma universidade.
Também é investigador na área da educação especial, inclusão e necessidades
educativas especiais tendo já coordenado vários projetos e ações de formação
quer em Portugal quer no estrangeiro, sendo autor de inúmeros livros, artigos,
monografias e instrumentos de avaliação dessa área.
Esta ação destinada a todos os professores dos 2.º e 3.º ciclos de ensino visa promover uma "cultura de escola e de sala de aula" que adote a diversidade como lema, devido à existência de um número significativo de alunos com dificuldades na aprendizagem e, consequentemente, problemas ao nível do processo de ensino e aprendizagem.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
Ação de formação - Trabalhar a Matemática com Compreensão
No dia 4 de fevereiro, quarta-feira, pelas 14h30m, na escola sede do Agrupamento das Marinhas, realizar-se-á uma ação de formação de curta duração, creditada, destinada a professores dos 2.º e 3.º ciclos de ensino, orientada pelo professor Manuel Vara Pires, do Departamento de Matemática da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
As práticas de muitos professores e a investigação sugerem que os alunos, para além de conhecerem os factos e os procedimentos matemáticos básicos, devem desenvolver uma compreensão da Matemática orientada para entender o significado dos conceitos, compreender relações ou analisar um raciocínio ou estratégia.
Nessa sessão de trabalho procurar-se-á resolver e explorar tarefas de natureza mais exploratória adequadas ao ensino básico, bem como discutir as implicações da utilização deste tipo de tarefas na aula de Matemática.
Subscrever:
Mensagens (Atom)