Espaço institucional de partilha e divulgação das atividades das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio
▼
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
Carnaval em Cepães
Finalmente conseguimos desfilar com os nossos fatos que tanto trabalho e tanto prazer nos deram a fazer!
O tema proposto pela Câmara Municipal foi "Países do mundo, culturas e tradições"
Depois de alguma pesquisa, escolhemos o que queríamos representar e ficamos a conhecer coisas engraçadas de outros povos e de outras culturas.
Com muito entusiasmos confecionamos os fatos e dançamos muito ao som de musicas mexicanas, espanholas e chinesas!
Aqui ficam algumas imagens do desfile:Carnaval em Góios
Carnaval é folia.... muitas máscaras e sorrisos...... e este ano com máscaras de sorrisos (smiles)!!
Assim, correspondendo à proposta feita pela escola, as ruas de Góios ( Marinhas) encheram-se de criatividade em forma de sorrisos.. e não só...!!!
II Torneio Boccia
No dia 11/02/2015 realizou-se na EB de Marinhas a 2º jornada concentrada, do grupo B, da fase regional do DLDE e o 2º torneio de Carnaval da escola anfitriã.
Participaram cerca de 20 atletas das seguintes escolas:
EB Baixo Neiva,
EB de Marinhas e
EB/S de Vale de Tamel/Lijó de Barcelos.
Os resultados individuais e coletivos foram os seguintes:
1º EB/S Vale de Tamel
2º EB Marinhas
3º EB Baixo Neiva
No final realizou-se o concurso da melhor máscara, entre todos os participantes atletas, professores e funcionários.
Blogue "ComRegras"
Um novo espaço de análise e debate sobre a temática da (in)disciplina para toda a comunidade educativa.
É um blogue que pretende abordar esta temática com recurso a:
- Artigos sobre
questões disciplinares
- Legislação
- Espaço Professores - onde
podem consultar trabalhos, dissertações, artigos e estratégias preventivas para
o combate à indisciplina.
- Espaço Pais - onde podem consultar trabalhos, dissertações,
artigos e estratégias preventivas para o combate à indisciplina.
- Gabinete disciplinar:
· sua constituição, funcionamento e toda a documentação
(minutas) necessária para a sua implementação.
· códigos de conduta - códigos de conduta de
diferentes escolas, bem como planos de ação disciplinar.
- S.O.S – espaço onde a
comunidade educativa pode solicitar ajuda na resolução de problemas
disciplinares. O acompanhamento será efetuado por especialistas na área que
pertencem ao site "Oficina de Psicologia”.
E ainda, entrevistas, inquéritos,
estatística, etc…
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
Exposição - Viver no século XIX
Durante a semana de 8 a 13 de fevereiro, estará presente na Biblioteca das Marinhas, a exposição intitulada “ Viver no século XIX”. Para a sua criação, os alunos do 6º ano elaboraram cartazes sobre a vida quotidiana do seculo XIX. Trouxeram, ainda, objetos típicos da época.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
Dia da Internet + segura
No dia 10 de fevereiro, dia da Internet + segura, as turmas do 5.º e 6.º anos assistiram a sessões informativas sobre como proceder quando navegam neste espaço virtual.
Visita aos bombeiros
No passado dia 10 de Fevereiro, os alunos do curso vocaional - PAA deslocaram-se aos quartel dos bombeiros de Esposende, onde foram recebidos pelo bombeiro Júlio Melo..
Esta visita desenvolveu-se no âmbito da disciplina de Proteção Cívil e teve como objetivo mostrar aos alunos como funciona um Quartel de Bombeiros. Além de uma pequena palestra, os alunos tiveram a explicação sobre a função dos vários os veículos e os seus equipamentos.
Os alunos gostaram e mostraram vontade de lá voltar.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
Baile de de Carnaval
Vai realizar-se no dia 13 de fevereiro, o Baile de Carnaval da Escola EB Marinhas, pelas 14h30 até as 16h55, para todos os alunos e professores, de entrada gratuita, com Concurso de Máscaras para todos os que queiram participar e com a participação do grupo THE ANONYMOUS e do DJ DYCKSON GARY.
Será de certeza uma festa bem divertida!
Dificuldades de aprendizagem específicas vs dificuldades de ensinagem
No próximo dia 11 de fevereiro,
quarta-feira, pelas 14h30m, na escola sede do Agrupamento das Marinhas,
realizar-se-á uma ação de formação de curta duração, creditada, destinada a
professores dos 2.º e 3.º ciclos de ensino, orientada pelo Professor Doutor Luís
de Miranda Correia.
A ação de formação com a duração de 3 horas, designada
por “Dificuldades de aprendizagem específicas versus dificuldades de ensinagem”,
será orientada pelo professor Doutor Luís de Miranda Correia, psicólogo e
presidente do Instituto Português de Dislexia e outras Necessidades Especiais
(IPODINE).
O formador (na foto), Professor Catedrático emérito
da Universidade do Minho que já trabalhou em universidades norte americanas, é coordenador
do domínio de Educação Especial e diretor do Departamento de Psicologia da
Educação e Educação Especial do Instituto de Educação dessa mesma universidade.
Também é investigador na área da educação especial, inclusão e necessidades
educativas especiais tendo já coordenado vários projetos e ações de formação
quer em Portugal quer no estrangeiro, sendo autor de inúmeros livros, artigos,
monografias e instrumentos de avaliação dessa área.
Esta ação destinada a todos os professores dos 2.º e 3.º ciclos de ensino visa promover uma "cultura de escola e de sala de aula" que adote a diversidade como lema, devido à existência de um número significativo de alunos com dificuldades na aprendizagem e, consequentemente, problemas ao nível do processo de ensino e aprendizagem.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
Ação de formação - Trabalhar a Matemática com Compreensão
No dia 4 de fevereiro, quarta-feira, pelas 14h30m, na escola sede do Agrupamento das Marinhas, realizar-se-á uma ação de formação de curta duração, creditada, destinada a professores dos 2.º e 3.º ciclos de ensino, orientada pelo professor Manuel Vara Pires, do Departamento de Matemática da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
As práticas de muitos professores e a investigação sugerem que os alunos, para além de conhecerem os factos e os procedimentos matemáticos básicos, devem desenvolver uma compreensão da Matemática orientada para entender o significado dos conceitos, compreender relações ou analisar um raciocínio ou estratégia.
Nessa sessão de trabalho procurar-se-á resolver e explorar tarefas de natureza mais exploratória adequadas ao ensino básico, bem como discutir as implicações da utilização deste tipo de tarefas na aula de Matemática.