quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Minutos de leitura

     

Era uma vez uma fada chamada Oriana. Era uma fada boa e era muito bonita. Vivia livre, alegre e feliz dançando nos campos, nos montes, nos bosques, nos jardins e nas praias.
     Um dia a Rainha das Fadas chamou-a e disse-lhe:
     - Oriana, vem comigo.
     E voaram as duas por cima de planícies, lagos e montanhas. Até chegarem a um país onde havia uma grande floresta.
     - Oriana - disse a Rainha das Fadas -, entrego-te esta floresta. Todos os homens, animais e plantas que aqui vivem, de hoje em diante, ficam à tua guarda. Tu és a fada desta floresta. Promete-me que nunca a hás de abandonar. 
     Oriana disse:
     - Prometo.
     E daí em diante Oriana ficou a morar na floresta. De noite dormia dentro do tronco  de um carvalho. De manhã acordava muito cedo, acordava ainda antes das flores e dos pássaros. O seu relógio era o primeiro raio de Sol. Porque tinha muito que fazer. Na floresta todos precisavam dela. Era ela que prevenia os coelhos e os veados da chegada dos caçadores. Era ela que regava as flores com orvalho. Era ela que tomava conta dos onze filhos do moleiro. Era ele que libertava os pássaros que tinham caído nas ratoeiras.
     À noite, quando todos dormiam, Oriana ia para os prados dançar com as outras fadas. Ou então voava sozinha por cima da floresta e, abrindo as suas asas, ficava parada, suspensa no ar entre a terra e o céu. À roda da floresta havia campos e montanhas adormecidos e cheios de silêncio. Ao longe viam-se as luzes de uma cidade debruçada sobre o seu rio. De dia e vista de perto a cidade era escura, feia e triste. Mas à noite a cidade brilhava cheia de luzes verdes, roxas, amarelas, azuis, vermelhas e lilases, como se nela houvesse uma festa. Parecia feita de opalas, de rubis, de brilhantes, de esmeraldas e de safiras. 
     Passou um verão, passou um outono, passou um inverno. E chegou a primavera. E certa manhã de abril. Oriana acordou ainda mais cedo do que o costume. Mal o primeiro raio de Sol entrou na floresta, ela saiu de dentro do tronco do carvalho onde dormia. Respirou fundo os perfumes da madrugada e fez uns passos de dança. Depois penteou os cabelos com os dedos das mãos a fazerem de pente e lavou a cara com orvalho.
     - Que manhã tão bonita! - disse ela. - Nunca vi uma manhã tão azul, tão verde, tão fresca e tão doirada.
     E foi pela floresta fora dançando e dizendo bom dia às coisas.
 
A fada Oriana / Sophia de Mello Breyner Andresen. Porto: Porto Editora, 2012. 

Projetos eTwinning

 A EBI de Forjães desenvolve com um conjunto de alunos um Projeto de eTwinning e que integra os alunos do 8.º FA, 8.º FB, 9.º FB e 9.º FC. Estas turmas estão a trabalhar num conjunto de atividades em articulação disciplinar, entre as disciplinas de Matemática e de Inglês, nomeadamente para assinalar o Dia da Internet Segura, 9 de fevereiro  e  o Dia Internacional das Mulheres e das Raparigas nas Ciências, 11 de fevereiro. 
Deixa-se o Padlet que agrega algumas informações sobre o projeto eTwinning.


Criado com o Padlet

Biblioteca | E@D

 

A Biblioteca renova no sentido deste novo confinamento imposto pela crise sanitária um plano de ação que já tinha implementado em março passado. Nesta fase de isolamento social, o digital assumiu uma dimensão muito significativa no apoio a todos, os que antes frequentavam a Biblioteca Escolar como espaço físico.Neste sentido, a Biblioteca Escolar continuará a tentar melhorar a sua presença em linha, tornando-a mais eficaz, melhor estruturada, tentando dar novo enquadramento às atividades em função dos novos contextos. Neste sentido tenta adaptar-se a um conjunto de novas formas de trabalhar no espaço educativo, criando esta adaptação a novas funções. O plano de ação da Biblioteca tenta organizar num conjunto de canais de comunicação um conjunto de conteúdos.

Esses conteúdos tentam manter a ligação da Biblioteca à comunidade educativa. O blogue da Biblioteca Escolar está disponível para continuar a publicar conteúdos e textos realizados pelos professores e alunos, como tem feito até aqui. Renova-se a ideia de ser um espaço de partilha de conteúdos. 

De um modo simples e estruturado os conteúdos a publicar são essencialmente de cinco tipos:
  • Dez Minutos de leitura - durante a semana serão dados destaques às obras sugeridas nos dez minutos de leitura. Se assim o desejarem, dessa leitura pode surgir um comentário (no próprio blogue, ou enviando para o e-mail da biblioteca);
  • Integrado no Blogue, mas funcionado num aplicativo externo foi construído um mural, onde se continuarão a colocar registos feitos pelos alunos de leituras feitas. Sugerimos que elas continuem. Deixaremos ainda nesse aplicativo excertos de leitura. Nesse aplicativo (https://padlet.com/Bibliotecasaearscada um pode fazer um comentário ao que lá está publicado.
  • Integrado também neste blogue, mas funcionando num aplicativo externo continuaremos a deixar uma imagem relacionada com a leitura / história de arte  (https://www.instagram.com/bibliomarinhas/)sugerindo podendo igualmente ser realizado um comentário.
  •  Ainda no blogue deixaremos semanalmente uma pequena publicação ligada à história da arte (biblio@rs). É uma forma de acompanhar conteúdos que se ligam à disciplina de História e que permitem acompanhar alguns dos conteúdos ligados à evolução social, económica e cultural, no seguimento, do que já vem sendo feito desde o ano letivo passado.
  • Aprofunda-se o plano de ação da biblioteca através de uma ação ativa  através da  prestação de serviços aos seus utilizadores – professores, alunos e pais/ encarregados de educação – com o Serviço de Apoio OnlineConte connosco para apoiar na resolução de questões relacionadas com a utilização de tecnologias em contexto de aprendizagem, livros digitais, recursos educativos e/ou de outras situações.
     Atendimento síncrono
    De segunda a sextaentre as 14:00h e as 16:00h, via https://hangouts.google.com/ (chat): biblioteca@marinhas.org   



terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

O escritor do mês - Luís Sepúlveda

 


Às vezes, os excessos de submissão diante do poderoso ativam os mecanismos de resistência que dignificam a pessoa humana” - Luís Sepúlveda, Últimas Notícias do Sul. 

Luís Sepúlveda é um dos grandes escritores da América Latina e tem uma obra interessante e rica em memória daquilo que o move como cidadão. De estudante do Maio chileno de 69, a companheiro e guarda pessoal de Salvador Allende, a guerrilheiro na Nicarágua, a preso político, a ativista da Amnistia Internacional, o escritor tem tido uma vida cheia de experiências, emoções e de recordações de um tempo histórico violento, mas rico em vivências.

A sua obra é um testemunho de uma estética que procura na vida construir uma ética sobre os valores humanos e sobre os sonhos de minorias e especialmente sobre um território que é o Chile. A Patagónia, imenso território que atravessa a Argentina e o Chile, tem um clima difícil, extremo, onde o vento e o gelo isolam os espaços desse território. É um dos últimos locais da Terra que envolve os aventureiros e os sonhadores pela viagem, pela descoberta, pela caminhada na respiração de pessoas e de uma cultura própria e não muito divulgada.

Território de lendas, sedutor nas possibilidades de descoberta, berço dos índios Pehuenches, Mapuches, Tehuelches, Onas e Yamanas, que foram sucessivamente dizimados pela civilização das armas e das doenças. Dotada de uma costa de difícil acesso, onde os ventos do Pacífico acostam com força, nela Magalhães também conheceu grandes dificuldades de navegação. 

Território ainda em estado selvagem, naquilo que este adjectivo tem de belo por estar mais perto da natureza inicial das coisas, foi tardiamente explorado e é em certo sentido indomável. A Patagónia é um território de dimensões continentais, com paisagens milenares, esculpidas pelos elementos naturais, é um santuário à evasão, dos que ainda acreditam que a natureza do homem reside, como dizia Pascal, “no movimento”. 

Encontramos na Patagónia os desenhos coloridos da estepe semidesértica, onde os Andes projetam as cores das baías azuladas, por lagos que fazem deslizar icebergues numa graciosidade selvagem. 

É nessa Patagónia dos pântanos rodeados de vulcões, das árvores desenhadas pelos elementos naturais, dos bosques e das praias de pinguins, que acedemos a uma das mais belas paisagens da Terra. Luís Sepúlveda dá-nos, nas suas páginas, as memórias de um território, os sonhos de pessoas que face aos elementos criaram uma cultura generosa de hospitalidade. Uma cultura em extinção e a sua particular respiração é o que Luís Sepúlveda nos oferece em livros fascinantes como Patagónia ExpressMundo do Fim do Mundo ou 
Últimas Notícias do Sul.

Dia da Internet segura


A nove de fevereiro celebra-se o 
O Dia da Internet Segura que é uma iniciativa que junta organizações que desenvolvem a utilização responsável e consciente da Internet na União Europeia. Em Portugal a representação é feita pela Internet Segura que assume essa responsabilidade.
Durante esta semana decorrem diversas iniciativas que este ano tem o tema “Juntos por uma Internet melhor''.
A segurança na Internet é uma questão de formação e de educação. Conhecer, ouvir, saber estar e ter uma atitude consciente. Pensar, refletir, antes de publicar, antes de comentar, antes de falar ou exprimir uma opinião.
Com esta metodologia que deve ser uma forma de estar e de ser poderão os utilizadores da internet e os alunos aplicar regras de segurança e tirar proveito dessa imensa rede de informação.
Para assinalar a data, deixa-se em baixo alguns recursos importantes para todos os que utilizam a internet, alunos, ou pessoas em geral.

Resolver Puzzles

Resolver puzzles permite desenvolver um conjunto de competências, a saber:
1- A melhoria da capacidade de observação, análise, atenção e memória visual;~
2- O desenvolvimento da coordenação motora e da capacidade de dominar o corpo;
3. O exercício divertido da motricidade fina;
4. O estímulo da aprendizagem e o desenvolvimento da inteligência;
5. O desenvolvimento de competências sociais e de cooperação os alunos do 8FA, 8FB, 9FB e 9FC foram desafiados a criar puzzles, para assinalar o dia internacional do puzzle.

Criado com o Padlet

Minutos de leitura


"Era uma vez uma árvore...
que amava
um menino...

E todos os dias
     o menino vinha,
     juntava
as
     suas
folhas

e com elas
fazia coroas,
imaginando ser
o rei da floresta.

Subia o seu tronco,
balançava-se nos seus ramos,
comia as suas maçãs,
brincavam às escondidas

e quando ficava cansado
dormia à sua sombra.

O menino amava aquela árvore...
como ninguém.

E a árvore era feliz.

Mas o tempo passou."