quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Ilse Losa - um percurso de vida


 



 

Imagens cedidas pela Biblioteca Municipal de Esposende


A escolha de Ilse Losa como primeiro escritor (a) do mês deve-se à sua pertinência enquanto autora, onde nos chega a sua ligação à literatura de memórias e ao seu contacto com Esposende. 
Ilse Lieblich Losa nasceu a 20 de Março de 1913, em Bauer, na Alemanha. A sua família e comunidade foram perseguidas devido à sua ascendência judaica. Ilse Losa veio para Portugal em 1934, radicando-se no Porto, onde conheceu o marido, o arquiteto Arménio Losa, natural de Esposende. É nesta cidade que Ilse Losa inicia a escrita literária com a obra “O Mundo em que vivi” (1949) e se consagra como escritora. 
Ilse Losa escreveu outros livros, nomeadamente para crianças e para adultos e colaborou com diversos jornais e revistas portuguesas e alemãs, tendo sido distinguida com vários prémios literários. Recebeu o “Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças – Melhor Texto”, de 1980-1981, pelo livro “Na Quinta das Cerejeiras”, e o “Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças”, em 1984, pelo conjunto da sua obra. 
Ilse Losa faleceu em Janeiro de 2006, na sua casa do Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário