terça-feira, 5 de maio de 2020

Atividade semanal 3: de 05 a 11 de maio – 3.ºCiclo


O livro dos quintais é um álbum ilustrado sobre esse espaço que ocupa muitas zonas onde habitamos.
Com este álbum encontramos um gato preto que vive em muitos quintais escolhendo aquele que mais lhe agrada de acordo com a estação do ano. Este álbum convida-nos a visitar diferentes quintais e aí encontramos diferentes histórias que se passam à sombra das mais diversas árvores, como limoeiros, ou nespereiras, ou dos estendais da roupa.

Três ideias para tu explorares.
1. Os quintais
Os quintais juntam coisas tão interessantes, como pessoas, árvores, frutos e histórias. Tens um quintal? Costumas ajudar os teus pais / avós a tratar dele? Achas que é um sítio com muitas histórias, como por exemplo sobre o tempo, os animais ou os frutos que lá crescem?
Escreve-nos duas ou três frases a falar do teu quintal, do que lá costumas fazer. Se não tiveres um, como gostarias que fosse o teu quintal imaginário?

2 - Os quintais – as árvores
Lê o poema abaixo. Ele fala-nos sobre árvores. Neste caso sobre árvores de folha caduca. Existem árvores de folha caduca e árvores de folha persistente. Umas perdem a folha no outono, renascendo na Primavera e outras não perdem a folha.
Constrói numa folha A4 através de desenhos, ou de colagem duas árvores de folha caduca e indica as suas principais características.

“No outono,
As árvores vão
Perdendo as suas folhas
Muito lentamente.

A ciência fala em:
Estratégia, sobrevivência,
Conservação de humidade,
Clorofila, nutrientes,
Energia, claridade (…)
Manuela Leitão, “Árvores caducas”, in As quatro estações. Lisboa: Máquina de voar, 2019.

3. Cria uma mensagem escrita 
As árvores são muito importantes para a natureza e para o homem. Equilibram o meio ambiente, melhoram a qualidade do ar e tornam os espaços naturais mais equilibrados, mais adaptados à vida dos seres vivos. 
Escreve um pequeno texto sobre o valor das árvores. O poema fala em clorofila. Comos sabes as plantas realizam uma importante função, a fotossíntese. Fala-nos sobre isso e sobre o valor do mundo vegetal para a vida dos espaços naturais, dos animais e dos homens.


4. Deixamos-te uma ideia adicional para partilhares com os teus pais. 

A Rio Neiva-Associação de Defesa do Ambiente, que deves conhecer, tem um novo projeto designado "No meu Quintal". “No meu quintal” é um projeto pioneiro de ciência cidadã que tem como objetivo apoiar a transição para o uso de práticas sustentáveis e amigas do ambiente na agricultura e jardinagem doméstica. Dá uma espreitadela com a tua família e participem no inquérito, para conhecermos melhor os quintais da nossa região. Aqui ficam os links:
Partilha com a Biblioteca Escolar estas propostas de trabalho. Podes fazê-lo do seguinte modo:
- Fazer um comentário no blogue (basta teres um e-mail)
- Tirar uma fotografia e enviar para o e-mail da biblioteca (biblioteca@marinhas.org)

Obrigado, A Biblioteca Escolar.
05.05.2020

Sem comentários:

Enviar um comentário