quarta-feira, 15 de junho de 2022

Férias...


Chegámos ao fim

"De estudar estou cansado
Já chega de coisas sérias.
Sinto-me necessitado
Das tão merecidas férias.
 
Ir todos dias à escola
Não é como ir à missa.
À missa levo esmola
Para a escola levo preguiça.
 
Os professores são um tormento
As professoras também.
Se eu não estiver atento
Mandam recado à minha mãe.
 
Gosto de Matemática
Tanto como uma sandes.
Mas de facto, na prática
Gosto de intervalos grandes.
 
Neste reinado escolar
O professor chama a atenção.
Sempre de cabeça no ar
Sou o rei da distração.
 
Notas boas só vou tirar
Quando as galinhas tiverem dentes.
Para já vou-me contentar
Com os meus ricos "suficientes".
 
O ano está  a terminar
O que eu acho bacano.
Posso, finalmente, gritar
Adeus, e até para o Ano!."

Artur Batista, 6.º FB

Imagem: Copyright - Joaquín Sorolla, "Correndo ao longo da praia", Valencia, 1908, in Museu de Belas Artes das Astúrias.
 

Roteiro - Desportos Naúticos

 


        Projeto Rotas do Oceano - Roteiro Desportos Náuticos (clicar na imagem acima ou por um leitor de QR Code)



Das Artes - (III) - 21/22

 

Plano Nacional das Artes - 3.º Período (clicar na imagem acima ou por um leitor de QR Code)




Projeto de monitorização costeira

 


Hoje,dia 15 de junho finalizou-se o projeto de Monitorização Costeira com uma sessão online, na qual participaram os dez agrupamentos integrantes deste projeto, coordenado pela Oceanógrafa e Doutoranda Caroline Schio.

Fez-se o balanço de todas as atividades realizadas por cada uma das escolas, bem como a apresentação de um pequeno vídeo que resumia o trabalho  efetuado por cada grupo de trabalho. De facto, foi uma experiência muito enriquecedora, quer para os alunos, quer para os professores integrantes deste projeto.

No nosso agrupamento participaram o 5.ºFA e o 5.ºMA. No final, como prémio, cada um dos alunos recebeu um certificado comprovante do empenho e dedicação a este projeto. Em princípio, para o ano há mais...
Um agradecimento especial à nossa Coordenadora, Caroline Schio.

Professor Luís Gaivoto

Leituras na Biblioteca...

A Vera não sabia desenhar. Perante a folha branca sentia-se a desanimar. A professora sugeriu-lhe que fizesse um rabisco. Ela desenhou um ponto e acrescentou-lhe o seu nome. A professora gostou do resultado e a Vera entusiasmada fez muitos pontos, de diferentes cores. A partir da leitura de O Ponto, de Peter Reynolds, uma turma de crianças do Pré-Escolar desenhou também alguns pontos. Muitas cores para uma expressão. A arte deve começar o mais cedo possível, um pouco como 0s livros...

 



 

 

 

(Sala: ..... - Educadora Fernanda Costeira - Pré-Escolar do CE de Forjães).

Leituras na Biblioteca

A linguagem nas suas diversas formas permite pensar o que nos rodeia e com ela, sejam linhas, cores, ou palavras  exprimir uma ideia, uma opinião. É um dos caminhos para a leitura orientada para os mais jovens. Foi essa proposta feita com mais uma turma do 1.º ano.

1.º História - O Jardim curioso, de Peter Brown é a história verdadeira de um jardim recuperado em Manhattan. A visita a uma  velha linha de caminho de ferro e a u conjunto de fábricas abandonadas permitiu ao Jorge ver o que o rodeava e talvez mudar alguma coisa. Flores ainda rebentavam entre o lixo industrial. Poderia ele mudar alguma coisa no local? Podemos nós no natural fazer algo e com isso aprender algo? E se sim, o que nos podem dar os jardins para o quotidiano de cada um?


2.ª História - O Jardim, de Anna Walker é uma história sobre a  família da Ema, quando mudou de local de habitação. Ema perdeu o jardim que tinha. Nas grandes cidades eles rareiam. O que pode ela fazer? Desenhar borboletas e flores no jardim pode ser um jardim imaginário. Uma pequena planta destaca-se de um muro. É um pequeno jardim. Ema leva-a para casa e coloca-a num vaso. Ema já tem um jardim. Com o tempo nascem muitos pequenos jardins. Junto às praças nascem esses pequenos jardins. Olha à nossa volta e reconhecer o valor que os jardins podem ter e como protegê-los. Pode em cada um, em cada espaço ser um pequeno jardineiro?

Construir um jardim imaginário. Pensar nesse espaço como lugar de encontro, foi o que as crianças do 1.º ano fizeram. O que pode ter um jardim? Que cores elementos cada um vê nele? É um lugar importante? De que modo? Desenhar esses espaços e conversar sobre esses elementos que nos rodeiam. 

 

 

 



(Desenhos - 1.º FE)

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Olá Farol ...




             Vídeo que mostra uma parte da abordagem realizada com a obra "Olá Farol" - EBARS.

Samuel e o mundo

 

                                                              

                                                           (Clicar na imagem para aceder ao vídeo)

domingo, 12 de junho de 2022

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Leitura em família


                                                        Jardim de Infância de Cepães - Turma CC

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Leituras na Biblioteca...

 


As palavras e a linguagem são um património pessoal de cada um. Com ele fazemos o reconhecimento do mundo e identificamos as coisas, verificamos os seus nomes. E com elas, as palavras estabelecemos a relação com o que nos rodeia e com os outros. Lemos e pensamos usando esse recurso com o qual nos relacionamos com o mundo. 

A grande fábrica de palavras foi uma das história lidas a duas turmas de crianças do 1.º ano para em conjunto percebermos de onde vem as palavras, que valor elas têm quando usadas, como as utilizamos para exprimir emoções. Existe um país em que as pessoas não falam, é o país da grande fábrica de palavras. E nesse país as palavras que se usam têm de ser compradas. Como as utilizam quem tem menos recursos para as comprar? Como comunica com os outros? E, afinal quais são as palavras mais importantes, as que guardamos com especial cuidado?

Primeira descoberta a realizar. Sendo tão importantes, onde estão as palavras, como acedemos a elas? E o que nos dão elas? Exprimir o que sentimos, o que queremos dizer. As palavras moram em nós. Ler é assim uma das forma de imaginar novas possibilidades para tudo o que imaginamos. A construção das palavras deriva do que podemos ler e sentir.

Segunda descoberta. Que palavras podemos oferecer aos outros? Que palavras pensamos quando imaginamos algo para oferecer a alguém especial, alguém que nos toca? Que palavras imaginaram as crianças oferecer? E essas palavras foram escolhidas porque se relacionam com algo importante na vida de cada um... 
Espaço para descobrir essas relações e as formas assumidas pelas palavras. As palavras construídas foram oferecidas pelas crianças a alguém especial. 

Duas curiosidades. Enquanto numa turma os pais e as mães são os escolhidos para essa oferta, noutra são os amigos, os colegas de turma. E, talvez mais curioso ainda que seja uma história pouco narrativa, mas com questões tão pertinentes que as crianças, a tenham escolhido, como favorita, entre outras mais visuais.
 


Palavras escolhidas -1.º FE e 1.º FF 

Leitura em Família - Vila Chã

 


                                                          (para ver o vídeo clicar na imagem)

Exposição - Transições Contemporâneas

O presente projeto foi desenvolvido no âmbito da parceria entre o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio e a Escola Superior de Educação do IPVC. Os alunos estagiários António Loureiro e Mariana Carvalho que integraram o estágio pedagógico na disciplina de História e Geografia neste ano letivo apresentaram uma exposição designada - Transições Contemporâneas.

Os alunos da turma 6.ºFB, ao longo dos últimos meses realizaram um conjunto de aprendizagens que se manifestaram nos produtos apresentados nesta exposição. “Passo a passo: Transições contemporâneas” visa a exibição dos acontecimentos históricos que marcaram a História de Portugal, durante a transição Ditadura-Democracia, destacando algumas das personalidades mais marcantes da época e enfatizando uma maior sensibilização para as memórias históricas.

Procurou-se, assim, fomentar o espírito crítico e analítico, pontos centrais do desenvolvimento da exposição. Esta procura espelhar uma parte do trabalho realizado na disciplina de História e Geografia para a construção de uma simetria à roda da Liberdade e do seu papel na construção das sociedades e, neste caso, do Portugal Contemporâneo.