quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Dádiva de sangue

ASSUNTO: Dádiva de SANGUE – EB de Marinhas            
Dados de: 29/10/2015

O grupo de Promoção de Educação para a Saúde (PES), do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, realizou uma recolha de Sangue e medula em parceria com a Associação Humanitária dos Dadores de Sangue de Esposende , no dia 29 de outubro de 2015, das 14:30h às 19h, na EB de António Rodrigues Sampaio. Esta iniciativa foi integrada no do Plano Anual de atividades. Compareceram para a referida Dádiva, 26 pessoas, das quais, 20 realizaram a recolha de sangue e um fez a registo de medula óssea.
Foi feita uma divulgação da Campanha de Dádiva de Sangue por todos os órgãos locais: rádio, jornal de Marinhas, escolas, Juntas de freguesia, Pároco, entre outros.
   A todos os que foram solidários nesta causa, os nossos agradecimentos.



A Coordenadora de Saúde
                        

Isabel Moreira 

Associação de Estudantes

Nos passados dias 5 e 6 de novembro realizou-se na Escola Básica de Forjães a campanha eleitoral, na qual as listas A e B disputaram a direção da associação de estu-dantes.
A lista vencedora (lista A) tem como pontos essenci-ais do seu programa: dinamização de torneios desportivos (nomeadamente futsal, voleibol e badminton), decoração do polivalente em algumas épocas festivas, organização de eventos/festas (p.ex., Festa de Natal), entre outros.
A primeira atividade dinamizada pela lista A foi a comemoração do Dia do Pijama ( que se celebra a 20 de novembro e que pretende chamar a atenção para o direi-to de todas as crianças a crescer numa família estável) com a organização de um concurso de pijamas, no qual Iara Morgado se sagrou vencedora.
Lista A (Forjães)









Faça-se Luz

E fez-se, novamente Luz….sobre a Luz, na nossa escola!

No dia19 de novembro, as professoras Ana Dias e Ângela Fidalgo (grupo 510), do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, com a preciosa colaboração da docente Augusta Almeida, responsável pela  Biblioteca Escolar da Escola António Rodrigues Sampaio (Marinhas) dinamizaram, neste espaço, uma outra sessão de atividades, destinadas aos alunos do sexto ano( A,B e C) e alunos do PAA, cujo tema principal foi a luz - "Faça-se Luz …….sobre a Luz..."
Os nossos alunos puderam ver e experimentar algumas das seguintes atividades: "Qual a cor da luz visível?"; "De que cor são os objetos?"; "Instrumentos óticos e suas aplicações; "Recomposição da luz branca"; "Dispersão da luz branca"; "Ilusões de ótica"; Defeitos de visão e sua correção"; "Animações 3D"; exposição de poemas relacionados com o tema.....e muito mais….
Os objetivos inerentes a estas atividades prendem-se não só com a comemoração do Ano Internacional da Luz mas também com a intenção de motivar e incentivar os alunos para a aprendizagem da Ciência e Tecnologia, fazendo a ligação com a poesia, a música e todas as áreas relacionadas com o aprender.
Foi uma manhã divertida e luminosa e as atividades foram bem recebidas pelos alunos, tendo sido evidente o seu agrado. .

Prometemos que outras surgirão. Faremos luz sobre outros assuntos, sempre com a companhia do nosso / teu Iluminado.
.




A TERRA TREMEU NO CENTRO ESCOLAR DE FORJÃES

A TERRA TREMEU 
NO CENTRO ESCOLAR DE FORJÃES

Às 11.06h do dia seis de novembro, a terra tremeu no Centro Escolar de Forjães!!
Foi apenas um simulacro e a nossa  participação para a realização do exercício público A TERRA TREME, potenciando, ao mesmo tempo, o lançamento e divulgação do Referencial de Educação para o Risco.
A TERRA TREME foi um exercício que pretendia alertar e sensibilizar a população para agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Durante um minuto, a população deveria praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo - Baixar, Proteger e Aguardar.
Depois de efetuada a inscrição no site  A TERRA TREME (http://www.aterratreme.pt) e de explorados alguns dos recursos aí disponíveis, visualizamos também um episódio do “Tinoni e companhia” (https://www.youtube.com/watch?v=SKyXi5HJBYE) intitulado “Tinoni e os sismos” que nos alertou para o que se deve ou não fazer, durante e após a ocorrência de um sismo.
As crianças aderiram bem à atividade e o “nosso” plano de emergência foi cumprido na íntegra. No fim do simulacro seguimos todos em fila até ao “ponto de encontro”. Estão todos de parabéns!!

Educadora: Rita Caetano


Magusto

Dia de Magusto na escola
                No dia 11 de novembro realizou-se o Magusto na nossa escola. Era quarta feita e o sol brilhava como se fosse verão.
            Durante a manhã, estivemos na sala de aula a terminar os cartuchos para colocar as castanhas, que decoramos a gosto. Também recordamos a Lenda de São Martinho e pintamos desenhos alusivos à época.
De tarde, deslocamo-nos à Escola Básica2,3 e juntamo-nos todos à volta de uma grande fogueira, feita pelas auxiliares da escola. Depois, em fila, fomos buscar as castanhas assadas e quentinhas e o sumo delicioso.
Tivemos, ainda, a visita dos utentes do Lar de Santo António de Forjães. Oferecemos-lhes cartuchos, castanhas e a nossa alegria com canções de São Martinho.
No final, houve ainda algum tempo para os alunos se enfarruscarem e se rirem uns dos outros. Foi um dia bem aproveitado e muito divertido!

                                                                                                Turma  01H – 4ºano


sexta-feira, 13 de novembro de 2015

S. Martinho

No dia 11 de novembro, festejamos o dia de S. Martinho.
Os alunos do 4º ano apresentaram, para os restantes colegas da E.B de Mar, o teatro de sombras chinesas “O Verão de S. Martinho”. Todos aplaudiram e puderam ver as sombras chinesas elaboradas pelos alunos do 4º ano.

No final, juntos entoamos a canção da lenda de S. Martinho. A parte mais divertida foi saltar a fogueira e comer as castanhas. Foi um dia espectacular!




terça-feira, 10 de novembro de 2015

Festa das Colheitas

A “Festa das Colheitas”, realizada este ano na EB de Forjães, foi uma experiência única, nunca antes vivida pelos alunos.
Desde que foi anunciada a festa, todos ficaram entusiasmados com este evento e começaram a imaginar a forma de participar, preparando atuações, e, quando chegou o dia tão esperado, à tarde, muitos dos alunos ficaram na escola a preparar as suas banquinhas e o espetáculo.
Chegada a hora da festa, os alunos só pensavam em conseguir que os “compradores” fossem às suas barraquinhas, distribuindo panfletos e sorrisos enquanto chamavam as pessoas para apreciarem os seus produtos.
Mas a festa não consistia apenas na venda de produtos da época, e os alunos também quiseram oferecer aos presentes belos momentos de música e dança.
Mais para o final da festa, houve a entrega de prémios de mérito e excelência, que muitos dos alunos receberam, como reconhecimento pelo seu excelente trabalho no ano anterior.
Participaram neste evento o arquitecto Benjamim Pereira, presidente da Câmara, e a Dr.ª Paula Cepa, diretora do agrupamento.
Todos os alunos ficaram contentes com os resultados das vendas de cada banquinha, pois conseguiram algum dinheiro para uma visita de estudo, para além de se terem divertido imenso.
A festa foi, na nossa opinião, um verdadeiro sucesso, tendo contribuído para isso as muitas pessoas que estiveram presentes.

Carolina Reis, 6.ºA
Beatriz Ribeiro, 6.ºA















Hallowe'en

Na Escola Básica António Rodrigues Sampaio e na Escola Basica de Forjães, com muitos sustos e muita alegria, comemorou-se mais uma vez o Hallowe'en

Seminário "Quem somos nós? A resposta do séc. XXI"

O Sindicato Independente de Professores e Educadores e o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio apresentaram o Seminário "Quem somos nós? A resposta do séc. XXI", da autoria da arquiteta Zita Areal,
Esta ação decorreu no dia 30 de outubro, pelas 14h30, na sede do Agrupamento António Rodrigues Sampaio, em Marinhas - Esposende.